sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

São Carlos será sede do Conexidades

Encontro irá discutir ciência, tecnologia, desenvolvimento e inovação na ótica e prática dos municípios

03 Jun 2019 - 19h01
São Carlos será sede do Conexidades -

Durante quatro dias, de 4 a 8 de junho, São Carlos vai atrair a atenção de prefeitos, vereadores e demais agentes interessados em discutir novos modelos de administração pública durante a segunda edição do Conexidades: encontro que pretende promover um amplo diagnóstico e um grande debate sobre a situação atual das cidades e possíveis práticas de soluções para problemas correntes e recorrentes. A temática, dessa vez, vai ter uma extensa programação dedicada às parcerias público-privadas e Gestão Pública com Transformação Digital.

A vantagem dessa edição no interior, de modo especial e particular em São Carlos, é que a cidade está estratégica e logisticamente situada bem no centro do Estado de São Paulo. Fica a 240 km da capital, 150 km de Campinas e 100 km de Ribeirão Preto. Dessa forma, fica mais cômodo e atrativo o deslocamento dos participantes, palestrantes e debatedores.

A iniciativa da UVESP – União dos Vereadores do Estado de São Paulo tem apoio da Prefeitura e Câmara Municipal de São Carlos e União dos Vereadores do Brasil, e será realizado no Centro de Eventos CENACON, do Hotel Nacional INN.

Com dois eixos no setor do Direito Público e Transparência, o evento irá reunir, no mesmo painel, os Tribunais de Contas do Estado e da União, Ministério Público de Contas, Ministério Público do Estado, Controladoria Geral da União e Observatório Social.

Já o turismo terá a participação da UNIDESTINOS, presidida por Toni Sando, e também da frente parlamentar mista em defesa do turismo e a Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, cuja coordenação está entregue ao deputado federal Herculano Passos, que irá dirigir reunião regional da Comissão do Turismo. Estarão presentes, também, integrantes da Secretaria de Estado do Turismo, DAESP e Ministério do Turismo.   

A Força Aérea Brasileira – FAB, manterá um estande com informações de acesso às Forças Armadas e um painel comandado pelo Tenente Brigadeiro Marcelo Damasceno, mostrando todo o investimento no Estado de São Paulo. Oportunidade em que as autoridades municipais e sociedade civil terão de saber um pouco mais sobre o papel da Aeronáutica no território brasileiro, e conhecerão os projetos na área de tecnologia com o Ministro Marcos Pontes. Ao final deste painel, haverá a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Ainda na linha da tecnologia, um painel muito esperado é sobre o ‘Impacto da Transformação Digital nas Pessoas e nas cidades’ refletindo diretamente nas novas profissões, mercados de trabalho e geração empregos.

A discussão dos consórcios públicos, a sustentabilidade, energia e aterros sanitários e mobilidade urbana, ganharão destaque em painel que terá a coordenação do deputado federal, Geninho Zuliani, coordenador da Frente Parlamentar dos Consórcios Públicos, além da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, CETESB, Eletrobrás.

Na educação, o coordenador geral do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio (porta de entrada de estudantes em universidades públicas e privadas), e também coordenador geral de educação para o trânsito do Denatran, Francisco Vieira Garonce, será o palestrante do referido painel.

O debate político também terá um destaque com o historiador e jornalista da rádio jovem Pan, Jornal Correio Brasiliense e Estado de São Paulo, Marco Antonio Villa, que irá falar sobre o momento atual político do Brasil.

“O 2º Conexidades é um dos maiores eventos de iniciativa público privada aonde o Brasil praticamente vai se encontrar em São Carlos de 4 a 8 de junho. Os debates certamente trarão qualidade nas gestões públicas de todo o país. Com a determinação do prefeito Airton Garcia e apoio da Câmara Municipal, pelo seu presidente Lucão Fernandes, colocamos São Carlos entre os municípios de grande visitação turística através de realizações que aquecem a economia da cidade e geram mais oportunidades de trabalho para as pessoas, o Conexidades da UVESP é uma conquista que dará ótimos frutos para São Carlos”, ressaltou o secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto.

“Essa troca de experiência é válida para todos os gestores. A maioria dos municípios não tem recursos suficientes para a demanda que recebe diariamente. Ouvimos, trabalhamos, mas temos poucos recursos para fazer o que é preciso, portanto novas experiências são sempre bem vindas. Hoje conseguimos manter o custeio da máquina, mas não temos capacidade de investimento”, garante o prefeito Airton Garcia.

A programação completa do 2º Conexidades pode ser consultada no site www.conexidades.com.br/programacao-1.

Leia Também

Últimas Notícias