sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

São Carlos recebe visita do secretário de Assistência Social de Matão

02 Ago 2011 - 19h29
0 - 0 -

São Carlos recebeu na última segunda-feira (01), a visita do Secretário de Assistência e Bem-Estar Social de Matão, Aparecido do Carmo de Souza. A autoridade esteve acompanhada de outros profissionais da secretaria e o intuito da visita, informal, foi conhecer mais o trabalhos dos Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), em São Carlos. Os visitantes foram recebidos pela Secretária Municipal de Cidadania e Assistência Social, Rose Mendes, que levou-os para conhecer as sedes dos dois Creas.

De acordo com o secretário, Matão já possui uma política de descentralização dos serviços na área de assistência social, com seis regiões e pontos de atendimento. "Já temos dois Cras e a ideia de instalar o Creas é oferecer um atendimento ainda mais diferenciado, como um que cuide dos nossos moradores de rua". Ele elogiou esse trabalho que é realizado em São Carlos, referência no tema; a cidade possui cerca de 60 moradores em situação de rua cadastrados na secretaria e que recebem assistência no albergue, no Creas, onde são realizadas oficinas e atividades em geral. O centro funciona como uma porta de entrada para os serviços da Prefeitura, quando há necessidade são encaminhados para outros setores, como a Saúde.

Creas - O Creas, destinado ao atendimento da população adulta em situação de rua, realizou até o início de 2011 101 abordagens em diferentes locais da cidade. Este trabalho, realizado por uma equipe multidisciplinar tem o objetivo de acolher os moradores em situação de rua e conduzi-los para as atividades realizadas no Creas.

Com o acompanhamento de assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, educadores sociais e de funcionários administrativos, os moradores podem participar de atividades em grupo, oficinas culturais, aulas de artesanato, reuniões com os grupos do AA (Alcoólicos Anônimos) e Narcóticos Anônimos (NA) e de cursos de inclusão digital. O Creas oferece também guarda-volume, local para higiene pessoal e alimentação que inclui café da manhã, almoço e lanche da tarde. De acordo com a secretária Rose Mendes, antes da instalação do Creas existiam mais de 100 moradores em situação de rua em São Carlos que recebiam o atendimento somente do albergue.

Para os itinerantes e trecheiros, a Secretaria fornece bilhetes rodoviários para que possam chegar aos seus locais de destinos. Por ano, aproximadamente 1.300 itinerantes passam por São Carlos. O Creas está localizado na rua São Joaquim, nº. 818, no centro, telefone 3307-4795.

Leia Também

Últimas Notícias