Menu
segunda, 16 de dezembro de 2019
Pedale por uma causa

São Carlos recebe pela primeira vez, evento que conscientiza sobre a esclerose múltipla

15 Jul 2019 - 08h36Por Marcos Escrivani
São Carlos recebe pela primeira vez, evento que conscientiza sobre a esclerose múltipla - Crédito: Arquivo Pessoal Crédito: Arquivo Pessoal

Domingo, 1º de setembro, será histórico para São Carlos, uma vez que acontece pela primeira vez, um evento que visa conscientizar sobre a esclerose múltipla. Organizado pela Associação Amigos Múltiplos pela Esclerose, será realizado o “Pedale Por Uma Causa: Esclerose Múltipla 2019”. O evento tem a parceria do Pedala São Carlos.

Segundo a professora aposentada e organizadora do evento Fabiana Dal Ri Barbosa, 43 anos, casada com Cristiano Coletti, a ideia é conscientizar a população sobre os perigos que a doença pode causar às pessoas portadoras.

Fabiana tem a Esclerose Múltipla Recorrente-Remitente há 12 anos. Ela foi diagnosticada em 2007 e tem uma luta diária em seu combate. “É uma doença complexa. Autoimune, crônica, degenerativa. Não tem cura. Mas há tratamento, que é de alto custo e o SUS fornece a medicação. Mas muitas vezes sofremos com a falta deles”, lamentou Fabiana.

2015, O INICIO

Segundo Fabiana em 2015 aconteceu a primeira edição do Pedale Por Uma Causa e ano a ano outros centros aderiu a campanha no intuito de conscientizar sobre o mal. “E o passeio ciclístico foi uma forma para unir a população no sentido de que ela saiba sobre a doença”, relatou, salientando que o mês de agosto é Laranja em referência a Esclerose Múltipla.

Segundo ela, o passeio ciclístico é beneficente e aberto a população, com inscrição gratuita. “A pessoa que for participar, basta apenas levar um quilo de alimento não perecível e irá ganhar uma camiseta alusiva ao passeio, além de uma medalha de participação”, disse.

Fabiana disse que o “Pedale Por Uma Causa” já tem 220 inscritos e a concentração irá acontecer no Parque do Kartódromo a partir das 8h de domingo, 1 de setembro. Irá acontecer uma apresentação sobre o que é a doença, conscientização e alongamento. A partir das 9h começa o passeio que irá até o Sesc São Carlos e retorna a origem, quando acontecerá, a partir das 10h show com os músicos André de Souza, Lê Loipes, Mih Marchetti e a Banda Ferrugem Crônica.

Informações sobre o Pedale Por Uma Causa poderão ser obtidas no link http://bit.ly/Pedale2019.

MAIOR EVENTO DA AMÉRICA LATINA

Após quatro anos, o Pedale Por Uma Causa se tornou o maior evento ciclístico não competitivo da América Latina. “É lazer e recreação em prol de uma causa”, enfatizou Fabiana, salientando que os alimentos arrecadados nas inscrições serão doados para entidades filantrópicas de São Carlos.

HÁ 10 ANOS

Fabiana, há dez anos, busca nas redes sociais alertar e orientar as pessoas sobre os perigos da esclerose múltipla. Internauta ativa, tem um Instagram (@avidacomesclerosemultipla_ofic), uma página no Facebook (avidacomesclerosemultipla) e um canal no YouTube (YouTube/avidacomesclerosemultiplabr).

“Ali estão informações sobre a doença e estou sempre disponível para esclarecer dúvidas”, disse Fabiana.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias