sexta, 26 de abril de 2024
Atendimentos pós referenciamento

Santa Casa recebe vereadores para esclarecer denúncias relativas à CPI da Saúde

Provedor da instituição sugeriu a criação de uma comissão de parlamentares que acompanhe a rotina do hospital todos os dias

09 Ago 2021 - 17h36Por Redação
Vereadores, o Secretário Municipal de Saúde e o Presidente do Conselho Municipal de Saúde participaram da reunião - Crédito: Assessoria Santa CasaVereadores, o Secretário Municipal de Saúde e o Presidente do Conselho Municipal de Saúde participaram da reunião - Crédito: Assessoria Santa Casa

A Santa Casa recebeu, nesta segunda-feira, 9, a visita da Câmara Municipal para esclarecer as denúncias feitas pelos vereadores da CPI da Saúde na última quinta-feira, 5. Na reunião, o hospital apresentou dados sobre os atendimentos depois do referenciamento.

“Em janeiro, antes do referenciamento, nós recebemos 310 solicitações da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS). De lá para cá, esse número aumentou. Em junho, foram 581 solicitações, 55% a mais. E o número de atendimentos cresceu 79%, passando de 190 atendimentos em janeiro de 2021, para 342, em junho de 2021. Isso mostra que, ao direcionar para a Santa Casa somente os casos de alta complexidade, concentrando as nossas equipes de profissionais de saúde para esse tipo de atendimento, conseguimos atender mais pacientes com casos que exijam alta qualificação da equipe”, comenta o Diretor Técnico da Santa Casa, Vitor Marim.

Outro dado que chama a atenção, é o tempo de resposta para as solicitações via CROSS. Hoje, em média, a Santa Casa leva 9 minutos para avaliar cada caso inserido na CROSS e dar um retorno se o paciente pode ser aceito.

“Nós tivemos um caso recente de um paciente que estava com AVC e precisava ser transferido do HU para Santa Casa. Nós sabemos que, nesses casos, cada minuto faz diferença para a recuperação do paciente.  O paciente foi imediatamente aceito por nós. Mas foi trazido para a Santa Casa pelo SAMU seis horas depois”, relata o Diretor Técnico.

Durante a reunião, o vice-diretor clínico da Santa Casa, Flávio Guimarães, reforçou a necessidade de se criar um Núcleo de Regulação Municipal. “Se nós tivéssemos um sistema municipal, isso agilizaria o processo entre a inclusão do paciente nesse sistema, a aceitação por parte dos hospitais de referência e o transporte a ser feito de uma unidade de saúde a outra”, explica.

SOBRE A DENÚNCIA DOS LEITOS DESOCUPADOS

Depois da reunião no Auditório, os parlamentares visitaram os mesmos leitos vistos pelos integrantes da CPI da Saúde. E constataram que os leitos que estavam preparados, aguardando transferência dos pacientes do Pronto-Socorro já estavam ocupados. E os demais leitos, que foram desativados no início da pandemia (para que os profissionais de saúde pudessem ser realocados para os setores COVID, em função do déficit de profissionais de saúde no mercado e não compõem a cota de leitos contratada pelo município) estavam sendo reformados.

 

Os parlamentares também visitaram o Pronto-Socorro, onde são mantidos 10 leitos de UTI, sem que a Santa Casa receba por esses atendimentos.

“A região, composta por São Carlos, Dourado, Ibaté, Ribeirão Bonito, Descalvado e Porto Ferreira tem um déficit hoje de 44 leitos de UTI Geral. Nós criamos esses 10 leitos no Pronto-Socorro para não deixar a população desassistida. Mas desembolsamos R$ 2.200 reais por dia e por leito, no total de R$ 671 mil reais. Como os leitos não são credenciados, a Santa Casa arca com esses custos e não recebe nenhum repasse para manutenção desses leitos. Além do prejuízo mensal, não conseguimos, sozinhos, resolver a demanda da saúde do município e região. Porque, se faltam leitos de UTI, afogamos o nosso Pronto-Socorro e, em função disso, apesar de termos aumentado o número de pacientes vindo das UPAs, não conseguimos ampliar mais. Toda a responsabilidade pela saúde do município está sendo jogada nas costas da Santa Casa”, comenta o Provedor Antônio Valério Morillas Júnior.

SOBRE A REUNIÃO

O Presidente da Câmara Municipal, Roselei Françoso (MDB); o Presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Lucão Fernandes (MDB); os vereadores Ubirajara Teixeira - Bira (PSD); Sérgio Rocha (PTB), e as integrantes da CPI da Saúde, Cidinha do Oncológico (PP) e Professora Neusa (Cidadania) participaram da reunião.

“A meu ver, o trabalho da Santa Casa é ímpar. É aqui que os atendimentos são resolutivos. E cada vez que eu venho ao hospital, vejo mudanças. Melhorias em função das parcerias que a Instituição vem construindo. A CPI tem autonomia para investigar qualquer recurso público, inclusive os repassados para a Santa Casa.  Mas, tenho absoluta convicção de que a parceria com a Santa Casa é muito importante. Nós ainda estamos no meio da pandemia, por isso precisamos ter unidade, porque as vidas são imprescindíveis”, afirma o Presidente da Câmara Municipal Roselei Françoso.

“Eu também faço parte da CPI da Saúde, que é composta, além de mim, pelo Marquinho Amaral (PSDB), Elton Carvalho (Republicanos), Bruno Zancheta (PL) e Dé Alvim (Solidariedade). Entendo que todos eles deveriam estar aqui para ouvir a explicação da Santa Casa. Acredito ser complicado fazer uma denúncia só avaliando uma situação pontual, sem entender antes o contexto. Necessitamos observar os gastos e como está sendo, e não assim, imprudentemente, divulgar uma suposta denúncia. Eu quero pedir desculpas, em nome de todos, que antes de assumir qualquer coisa, temos que verificar, observar, e fazer o melhor para a situação que está ocorrendo hoje no nosso país, no nosso Estado e em São Carlos”, afirma a Professora Neusa (Cidadania).

Também participaram da reunião, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Denilson Aparecido Tochio, e o Secretário Municipal de Saúde, Marcos Palermo; que reconheceu a importância da Santa Casa, em especial no enfrentamento da pandemia. “A Santa Casa é o epicentro, a importância da Santa Casa nos atendimentos é muito grande. E nós temos que valorizar isso. Essa galera salvou vidas pra caramba, isso, não pode ser jogado no lixo. Os profissionais de saúde da Santa Casa trabalharam muito. O que nós temos que fazer são esses acertos”, afirma o secretário de Saúde, Marcos Palermo. 

Leia Também

Últimas Notícias