sexta, 26 de abril de 2024
Saúde

Santa Casa e USP promovem avaliação de bioimpedância para mulheres entre 18 e 45 anos

Projeto irá medir a massa corpórea e identificar o volume de gordura em relação à musculatura de forma gratuita

12 Jul 2018 - 07h09Por Redação
Santa Casa e USP promovem avaliação de bioimpedância para mulheres entre 18 e 45 anos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Para medir a massa corpórea e identificar o volume de gordura em relação à musculatura, estarão abertas na Fotodinâmica da Santa Casa de São Carlos as inscrições para a avaliação de bioimpedância, que será feita, através de um equipamento de alta precisão, pela equipe do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP), coordenada pelo professor Vanderlei Bagnato.

As inscrições para a temporada de 2018 estão abertas até sexta-feira, 20 de julho, das 8 às 17 horas, pelo telefone 16 3509 1351. A avaliação de bioimpedância é gratuita, mas é necessária a inscrição seja feita previamente.

Este ano, a avaliação será exclusiva para mulheres de18 a 45 anos, público alvo e base da pirâmide etária nos próximos anos; além disso, nessa faixa etária, a variação hormonal feminina é relativamente menor. O fator social também trouxe perspectiva na escolha do público alvo, já que as mulheres são responsáveis, na maioria das vezes, pelas escolhas da alimentação no seio familiar.

O pesquisador da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e IFSC-USP, Antônio Eduardo de Aquino Júnior afirmou que a pesquisa visa proporcionar maior consciência da saúde pessoal e familiar na perspectiva de combater o aumento da obesidade. “ A conscientização pode inclusive promover a prevenção das demais doenças associadas ao acúmulo de gordura”.

A bioimpedância quantifica e qualifica com precisão a quantidade de músculos, gordura corporal total, gordura visceral, dentre outras informações.

Após a avaliação, Aquino Júnior realiza uma conversa sobre os resultados e indica ao paciente qual o caminho deve ser tomado, em geral, buscando-se a ajuda de outros profissionais da área da saúde.

As avaliações ocorrerão toda segunda-feira das 8 às 11h30 até novembro.

PESQUISA

A avaliação de bioimpedâncias entra em seu quarto ano de atividade. Nesse período, perto de 2,5 mil pessoas foram mensuradas e tiveram de forma gratuita uma análise técnica da própria composição corporal.

Na primeira temporada, a pesquisa teve como foco o atendimento generalizado, para tomar conhecimento do perfil da população de São Carlos. No segundo ano, inseriu-se uma proposta de conscientização junto ao público para tratamento do sobrepeso e obesidade, além da quantificação do problema no público atendido.

“Atualmente, nossa proposta compreende identificar a massa corpórea do público feminino entre 18 e 45 anos, na tentativa de trazer a conscientização para o seio familiar das mulheres, muitas vezes responsáveis pela alimentação da casa”, relata Aquino Júnior.

Este trabalho foi aceito junto à Revista Brasileira de Obesidade Nutrição e Exercício.

Leia Também

Últimas Notícias