sexta, 26 de abril de 2024
Saúde

Santa Casa divulga novo equipamento que vem sendo usado para doação de sangue

24 Nov 2019 - 04h00Por Redação
Santa Casa divulga novo equipamento que vem sendo usado para doação de sangue - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O sangue é composto por vários “ingredientes”: o plasma (parte líquida), as células (glóbulos vermelhos e glóbulos brancos) e as partículas (plaquetas, responsáveis pela coagulação do sangue). Em uma coleta convencional, de um doador é possível retirar apenas um concentrado de cada um desses componentes. E cada um deles, também tem um prazo de validade. O plasma, por exemplo, dura 1 ano; os glóbulos vermelhos, 35 dias. E as plaquetas têm a menor durabilidade: apenas 5 dias. E é por isso, que os bancos de sangue fazem constantemente campanhas de doação: “por isso, pra manter o estoque, é preciso que as doações sejam regulares. Para que o Banco de Sangue funcione bem, o ideal é que tenhamos 20 voluntários por dia. Dessa forma, temos sangue suficiente pro atendimento na Santa Casa e não corremos o risco de que as bolsas percam a validade”, ressalta a Biomédica do Banco de Sangue, Thalita Eugênio.

Por isso, desde agosto, o Banco de Sangue da Santa Casa de São Carlos investiu em um novo equipamento para Doação de Plaquetas por Aférese. “O processo é parecido com uma hemodiálise. No momento da coleta, são colocadas agulhas nos dois braços do doador. O sangue é coletado e, ao mesmo tempo, as plaquetas são retiradas. Diferentemente do processo convencional, em que essa separação é feita em laboratório. Com esse novo processo, os efeitos colaterais, como moleza ou queda de pressão, diminuem”, explica Thalita.

E tem outras vantagens. Pelo método tradicional, as mulheres podem doar a cada 3 meses e no máximo, 3 vezes por ano; e os homens, a cada 2 meses e, no máximo, 4 vezes por ano. Pela doação de plaquetas por aférese, é possível doar 4 vezes por mês, 24 vezes por ano.

A desvantagem é o tempo para conseguir fazer a doação: enquanto que no método convencional, o voluntário leva 15 minutos, na doação por aférese, são necessárias 3 horas.

A doação de plaquetas ajuda principalmente pacientes com leucemias e outros tipos de câncer; quem já fez transplante de medula óssea e cirurgias cardíacas e quem foi vítima de algum tipo de trauma.

IMPORTÂNCIA DE DOAR

Cada doação pode salvar até 3 vidas. No Banco de Sangue da Santa Casa são feitas 500 doações, em média, por mês. Com essas doações, são realizadas por mês, 1100 transfusões no hospital.

Tanto para o método convencional, quanto para a doação por aférese, os requisitos para doar são os mesmos: ter entre 18 e 69 anos; pesar a partir de 50 kg e estar em boas condições de saúde. O voluntário também não pode fumar uma hora antes da doação e nem ingerir bebida alcoólica 24 horas antes. E é preciso apresentar um documento oficial com foto.

O empresário Denis Souza Lima é doador de sangue há 13 anos. “Quando eu ainda era adolescente, vi uma campanha na TV. Aquilo me sensibilizou. Fiz a primeira doação e não parei mais”. Desde que o equipamento para doação de plaquetas por aférese foi implantado no Banco de Sangue, ele passou também a fazer esse tipo de doação: “ser esse tipo de voluntário não tem preço. Você poder ajudar alguém, mesmo sem saber quem, mas que com certeza, está precisando muito”, conclui o empresário.

Leia Também

Últimas Notícias