quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Santa Casa de São Carlos recebe R$ 528,7 mil para realizar 800 cirurgias de catarata

Hospital iniciou primeira etapa neste sábado, 25, com 110 procedimentos cirúrgicos; cronograma se estende até dezembro

25 Jul 2015 - 10h30
Cerca de 800 novas cirurgias de catarata serão realizadas até o final do ano pela Santa Casa de São Carlos, com verga do governo federal. Foto: Hever Costa Lima - Cerca de 800 novas cirurgias de catarata serão realizadas até o final do ano pela Santa Casa de São Carlos, com verga do governo federal. Foto: Hever Costa Lima -

A Santa Casa de São Carlos foi contemplada pelo governo federal, na última quarta-feira, 22, com a verba de R$ 528,7 mil para realizar cerca de 800 novas cirurgias oftalmológicas de catarata e pterígio. A Primeira etapa foi realizada neste sábado, 25, com 110 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A projeção é que o próximo mutirão, que inda não tem data definida, de catarata venha a atender 210 pacientes.

A população de toda a região, que inclui Ibaté, Descalvado, Dourado, Ribeirão Bonito e Porto Ferreira, além de São Carlos, pode se inscrever, desde que possua um encaminhamento oftalmológico que confirme a necessidade da cirurgia. Além disso, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e o cartão do SUS.

Dados do Ambulatório de oftalmologia indicam que a catarata não tem idade correta para aparecer. "O primeiro passo é procurar a unidade de saúde mais próxima a sua residência e se consultar com um especialista em oftalmologia. A cirurgia é tranquila. A técnica que usamos é avançada, e a anestesia é à base de colírio tópico, então é bem fácil", disse a supervisora do ambulatório, Chrislaine Barbosa.

A verba destinada à Santa Casa contabilizou a pontuação no ranking estadual, no qual o hospital foi a segundo no interior paulista a realizar o maior número de procedimentos cirúrgicos em oftalmologia, que inclui catarata e pterígio.

De 2013 a junho de 2015 foram realizados mais de 7 mil procedimentos cirúrgicos nesta especialidade. Todos feitos para atender aos pacientes do SUS de São Carlos e região. Em média, foram realizadas 200 cirurgias por mês nesses últimos dois anos.

Para o provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior a verba extra proporciona a continuidade do programa. "O volume de pacientes mostra a necessidade de se fazer essas cirurgias, e ainda prestar serviço à população de forma gratuita", ressaltou.

O médico e coordenador do Ambulatório de Oftalmologia da Santa Casa, Celso Davi Lopes, avaliou que há uma carência de hospitais na região apitos a realizar procedimentos oftalmológicos. "Nesse sentido, a Santa Casa cumpre um papel importante na atenção à Saúde, principalmente, por atender a pacientes do SUS".

De acordo com o oftalmologista, a catarata é uma doença ocular muito comum, que na maioria das vezes acomete pessoas acima de 60 anos, nada mais é do que uma lente envelhecida na visão e, na cirurgia, é feita à substituição dessa lente. "As pessoas que têm esse problema sofrem muito e ficam incapazes de efetuar tarefas simples e o que nós fazemos é dar uma qualidade de vida melhor. Com a realização desses mutirões, muitos estão tendo a oportunidade de voltar a enxergar normalmente", explicou.

Segundo o gerente Hospitalar da Santa Casa, Eduardo Pramparo, a realização das novas cirurgias de catarata e pterígio manterá a Santa Casa situada entre os hospitais que mais realizaram procedimento oftalmológicos no estado, "o que faz de São Carlos uma referência nacional nesse tipo de cirurgia". 

 

CATARATA

A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho). O problema, que surge com o passar dos anos, tem como um dos sintomas a visão embaçada. Esse fator pode dificultar tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas.

 

Leia Também

Últimas Notícias