sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Santa Casa consegue a segunda captação de córneas

09 Nov 2012 - 16h56

Na manhã desta sexta-feira (9) a Santa Casa de São Carlos realizou a 2ª captação de córneas em menos de 2 meses. A primeira doação na história do hospital ocorreu neste intervalo de tempo e naquela oportunidade foram doadas além das córneas, rins e fígado. A captação foi feita por uma equipe de Ribeirão Preto e outra da Unicamp. Os órgãos foram encaminhados para a Central de Transplantes de São Paulo.  

Gesto de solidariedade

O ato da doação de órgãos ainda requer a quebra de alguns tabus que devem ser rompidos através da conscientização com campanhas informativas e esclarecedoras. Acima de tudo é um gesto de solidariedade. A doação depende da autorização da família. Por isso quem quiser ser doador deve avisar os familiares sempre.

Essa segunda captação de córneas na Santa Casa teve como doadora uma senhora de 63 anos. A causa da morte foi uma Insuficiência Renal Aguda, Infarto Agudo do Miocárdio e Choque Cardiogênico.

O Gerente de Enfermagem Alexandre Zagato, membro da Comissão de Doação de Órgãos da Santa Casa, conduziu todo processo de doação, fazendo contato com o Banco de Olhos do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, que veio a instituição realizar a captação (retirada) das córneas.

Segundo o Ministério da Saúde mais de 12 mil pessoas esperam na fila para um transplante no Estado de São Paulo.

Leia Também

Últimas Notícias