sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Sábado tem Mutirão de Combate à Dengue em São Carlos

24 Jan 2018 - 19h04
0 - 0 -

A Vigilância Epidemiológica de São Carlos realiza no próximo sábado (27), o "Dia D" do 3º Mutirão Regional de Combate ao Aedes aegypti, projeto promovido pela EPTV, em parceria com a Prefeitura.

A campanha de envolvimento regional visa o desenvolvimento de ações simultâneas, em um único dia, de combate aos criadouros e à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. A mobilização social envolve o poder público, população e sociedade em geral, a fim de manter os ambientes livres de focos do mosquito.

O mutirão terá inicio às 8h com concentração na Praça do Mercado Municipal para a realização do trabalho de comunicação social com orientações sobre os sintomas da Dengue, Chikungunya e Zika e as principais medidas de controle do mosquito Aedes aegypti, com distribuição de panfletos e atividades educativas para as crianças na região central da cidade e ao longo da avenida Sallum na Vila Prado.

Os agentes de combate a endemias farão o controle de vetores, a atividade denominada de casa a casa, além de bloqueio com o controle de criadouros do mosquito em casos suspeitos. A nebulização é realizada somente quando os casos são confirmados.

 

Números - Balanço realizado pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos mostra que de janeiro a dezembro de 2017 foram notificados 1.147 casos suspeitos e confirmados 45 casos positivos de Dengue sendo 34 autóctones e 11 importados. Já de Chikungunya, em 2017 foram realizadas 76 notificações com nenhum caso positivo e de Zika foram 8 notificações, também sem confirmação de casos positivos.

 

Leia Também

Últimas Notícias