sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Ronaldo Lopes participa de inauguração do Centro Público de Economia Solidária “Rosa Sundermann”

23 Nov 2012 - 14h22
0 - 0 -

O vereador Ronaldo Lopes (PT) participou na última quinta-feira (22) da inauguração do Centro Público de Economia Solidária "Rosa Sundermann", denominado pela Lei nº 16.146, de 15 de maio de 2012, de sua autoria, que faz uma justa homenagem à sindicalista que lutou pela dignidade e valorização dos direitos dos trabalhadores, princípios que são fundamentais para a Economia Solidária. Rosa e seu marido José Luís Sundermann foram assassinados de forma covarde em 1994.

São Carlos é um dos 18 municípios do Brasil a ter o Centro Público de Economia Solidária, aprovado pela Secretaria Nacional de Economia Solidária, além de Osasco e São José do Rio Preto dentro do Estado de São Paulo. Localizado no Santa Felícia, este Centro será o espaço para as aulas práticas do Programa do Governo Federal " Mulheres Construindo Autonomia", abrigando também a futura cooperativa de mulheres que optarem por trabalhar no coletivo em autogestão.

O Centro Público tem o objetivo de promover a inclusão social, por meio de capacitação profissional, além de incentivar a criação de cooperativas de trabalho, gerando renda para as famílias. O prédio foi construído a partir de recurso de R$ 200 mil, destinado pelo Deputado Federal Vicentinho (PT), intermediado por Ronaldo, além do investimento da Prefeitura Municipal no mesmo valor.

Vicentinho, que não pôde estar presente na inauguração, enviou uma carta lida pelo vereador Ronaldo Lopes, na qual agradeceu a indicação feita pelo vereador para o investimento neste projeto e ressaltou a importância da Economia Solidária: "A economia solidária representa uma das mais belas formas de organização, pois ela se caracteriza pela igualdade, onde os meios de produção são de posse coletiva dos que trabalham com eles - essa é a característica central. E a autogestão, ou seja, os empreendimentos de economia solidária são geridos pelos próprios trabalhadores coletivamente de forma inteiramente democrática."

O prefeito Oswaldo Barba (PT) ressaltou o trabalho do vereador Ronaldo Lopes em buscar recursos para a realização de projetos importantes como esse. Ronaldo manifestou sua satisfação com a entrega do Centro Público: "É um orgulho ver um empreendimento como este sendo entregue, porque mostra que meu esforço em buscar recursos para o município não foi em vão". O vereador, que durante os quatro anos de mandato sempre foi parceiro da Economia Solidária, no final de sua fala pediu às mulheres que serão beneficiadas pelo Programa que acompanhem e cobrem prioridade na continuidade deste projeto no próximo governo, e colocou seu mandato à disposição das trabalhadoras.

Leia Também

Últimas Notícias