quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Revista Universitária do Audiovisual lança sua 41ª edição com destaque para prêmio de filme sãocarlense

27 Out 2011 - 11h05

A 41ª edição da Revista Universitária do Audiovisual (RUA) lançada em outubro destaca a conquista do "Prêmio Longevidade", ofertado pelo Bradesco Seguros, pelo projeto do longa-metragem sãocarlense "Delírios de Um Cinemaníaco". O longa, ainda em processo de filmagem, venceu na categoria "Histórias de Vida" e conta a biografia de José de Oliveira, o Zé Pintor, cineasta amador nascido na cidade. A RUA é produzida por graduandos e docentes do curso de Imagem e Som da UFSCar.

A seção "Especial" conta com a resenha de Ismail Xavier "O velho Tati diante de uma nova Paris", sobre o filme "Play Time", de Jacques Tati. Já o "Plano Detalhe", além de suas tradicionais críticas de filmes variados, publica o tabloide do Festival Internacional de Curtas de São Paulo com as críticas dos filmes mais interessantes do festival. Nesta edição, a Revista apresenta também uma entrevista com o diretor Eryk Rocha, filho de Glauber Rocha, e o ator Fernando Bezerra sobre suas carreiras e o filme "Transeunte", além do curta metragem universitário "Popókas" (USP, 2008) e a entrevista com o diretor Drozza (Pedro Carvalho).

Entre os destaques do "Panorama" está o artigo "Vídeo etnográfico e as múltiplas relações com o xamanismo", um estudo sobre o novo documentário "O Fim e o Princípio" de Eduardo Coutinho. No "Dossiê", publicado a cada trimestre, o tema "World Cinema" é abordado por meio de artigos, entrevistas e críticas.

Os textos publicados são selecionados e revisados pela equipe coordenadora e redigidos por pessoas das mais diversas áreas do conhecimento que têm interesse no Audiovisual e na Comunicação. A RUA convida os interessados a escreverem para o e-mail rua@ufscar.br enviando comentários e textos para publicação, sejam eles críticas de filmes (para o Plano Detalhe), análises de assuntos relacionados (para o Panorama), coberturas de eventos (para a Cobertura) e até mesmo curtas-metragens produzidos no período universitário do realizador.

A Revista Universitária do Audiovisual é um projeto de extensão do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da UFSCar e é atualizada mensalmente todo o dia 15 no site www.rua.ufscar.br.

Leia Também

Últimas Notícias