Menu
segunda, 29 de novembro de 2021
Educação

Representantes do Legislativo de São Carlos visitam IFSC/USP

A Universidade de São Paulo tem no Campus USP de São Carlos uma das suas partes mais produtivas

16 Ago 2018 - 07h42Por Redação
Representantes do Legislativo de São Carlos visitam IFSC/USP - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

As cinco unidades que compõem o Campus somam, aproximadamente, quinhentos professores e realização formação de profissionais e pesquisa. Utilizando-se desta competência, o Campus da USP de São Carlos realiza diversas ações de divulgação e complementação da educação de nossos cidadãos.

É estimado que, dos recursos externos que entram nas unidades da USP de São Carlos, ao redor de R$ 60 mi, de cada unidade, permanecem na cidade e região. Isto significa quem através dos salários dos docentes, funcionários, projetos de pesquisa e estudantes, o Campus USP de São Carlos traz e deposita na região em torno de R$ 300 milhões por ano, já para não referir todo benefício que ele traz para a nossa cidade e região. Movimentando de forma considerável a economia local.

Apresar de ser inquestionável o valor da USP de São Carlos para a região, o relacionamento desta grande excelência com os poderes locais (legislativo, executivo e judiciário) ainda é pequeno. A ausência de canais eficientes de comunicação deixa de otimizar o uso que a cidade e sociedade pode fazer desta competência. Temos, sim, iniciativas isoladas, mas momento em que o país vive torna-se fundamental uma cooperação conjunta, por forma a que se tornem mais cotidianas as atividades ricas em responsabilidade social.

Procurando vencer essa barreira e de fato trabalhar em conjunto em prol da sociedade, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) comoça uma sequência de encontros com a Câmara de Vereadores, com a finalidade de promover conhecimento e atuação conjunta. A Universidade não vai desviar sua função de gerar conhecimento e recursos humanos, mas pode fazer isso conjugadamente com as necessidades de nossa sociedade e beneficiar o povo que, de fato, para tudo isso.

No dia 10 de agosto do corrente ano, a primeira reunião IFSCX-USP/Vereadores já foi um passo importante na direção de mostrar que, se houver uma ação conjunta, a competência da cidade poderá transformar a “cidade dos doutores” na cidade referência para o Brasil.

As presenças do Vereador Roberto Mori e do representante do Vereador Elton Carvalho, Abner Macedo, deverão dar a partida para uma nova São Carlos, onde, em conjunto, a competência fará a diferença.

Neste primeiro encontro, vários grupos de pesquisa do IFSC/USP tiveram a oportunidade de, sucintamente, apresentarem aos representantes do poder legislativo da cidade seus estudos e trabalhos que se encontram em curso em prol da sociedade, tendo-se seguido uma visita aos laboratórios. (Rui Sintra - Assessoria de Comunicação – IFSC/USP)

Comments system Cackle

Leia Também

Últimas Notícias