quinta, 25 de abril de 2024
A ciência no campo

Público do Pint pergunta em São Carlos que área do agro tem potencial para startups

22 Mai 2019 - 07h57Por Redação
Público do Pint pergunta em São Carlos que área do agro tem potencial para startups - Crédito: Edilson Fragalle Crédito: Edilson Fragalle

Quais oportunidades do agro são mais interessantes para as startups investirem? A pergunta surgiu na primeira noite do festival Pint of Science 2019 em São Carlos, realizada segunda-feira, 20, no Onovolab e que discutiu “A ciência no campo: na vibe das agritechs”. O evento teve a participação das pesquisadoras Débora Milori, da Embrapa Instrumentação, Patrícia Menezes, da Embrapa Pecuária Sudeste, e Anielle Ranulfi, da startup Brasil Agritest.

Biotecnologia, controle biológico de pragas e agricultura digital foram algumas indicações apontadas por Débora. Patrícia logo complementou dizendo que algumas soluções apresentadas por startups do agro precisam ser aplicadas em todo o país, o que se configura em um desafio, já que o Brasil ainda carece de infraestrutura – incluindo conectividade – e que existem produtores em níveis tecnológicos muito distintos.

As perguntas apresentadas pelo público incluíram pedidos de orientações para uma startup iniciante que pretende interligar o produtor ao mercado de orgânicos; a formação na área de agrárias desconectada do universo tecnológico; as diferenças e a importância das pesquisas agropecuárias realizadas por empresas públicas e privadas; as vantagens e os riscos/problemas do uso de defensivos agrícolas e da produção orgânica, entre outras.

Anielle consegui contar um pouco da sua trajetória desde a época da graduação, passando pela pós e agora atuando na startup. Por meio de um processo de inovação aberta, a pesquisadora, que é física biomolecular, ainda utiliza laboratório da Embrapa, mas mantém vínculo com a Brasil Agritest, de Curitiba, que decidiu investir no agro.

A Embrapa transmitiu na mesma noite, pelo seu Instagram, vídeos e fotos relatando a participação de várias Unidades no evento. O Pint of Science continua no Onovolab, no La Casa Conveniência e no Mandala nesta  quarta-feira, 22, a partir das 19h30.

Leia Também

Últimas Notícias