sexta, 26 de abril de 2024
Ajuda ao próximo

Projeto Nós já arrecadou mais de 10 toneladas de alimentos

Grupo auxilia instituições e filantrópicas e famílias carentes; mais recentemente passou a auxiliar o Hospital Universitário

13 Abr 2021 - 12h47Por Redação
Projeto Nós já arrecadou mais de 10 toneladas de alimentos - Crédito: DivulgaçãoProjeto Nós já arrecadou mais de 10 toneladas de alimentos - Crédito: Divulgação

Com a meta de auxiliar famílias atingidas pela pandemia da Covid-19, um grupo de pessoas lançou o Projeto Nós, que surgiu em abril de 2020. Através do lema “Eu e você juntos somos nós, nós que ninguém desata” o objetivo do projeto é ligar quem pode ajudar e quem precisa ser ajudado em São Carlos. A maior fonte de divulgação é o Instagram (@projetonos_sc), onde são ainda mostradas as ações do grupo.

Durante 2020, o projeto ajudou instituições filantrópicas de São Carlos e algumas famílias com doações. Foram arrecadadas toneladas de alimentos e distribuídas ainda entre moradores de rua, vicentinos, projetos sociais e escolas que assistem famílias carentes. Ao todo, foram mais de 10 toneladas.

Em de 2021, o Nós começou a ajudar o SUS com vários produtos. “Nós recebemos as necessidades direto do almoxarifado e fazemos as compras, com validação dos profissionais do hospital sobre as especificações. Atualmente estamos comprando desde seringas para insulina, remédios para sedação e até sacos de óbito para o hospital”, disseram os voluntários.

A história do projeto com o Hospital Universitário começou quando o avô de uma das fundadoras do projeto foi internado. Ela passou alguns meses visitando diariamente a instituição e, por isso, teve contato com os colaboradores, suas dores e necessidades.

A burocracia para comprar os produtos hospitalares direto pelo hospital é grande e, por causa do aumento da demanda, não está sendo possível prever o uso de alguns produtos com a antecedência necessária. É nesse momento que o projeto é acionado, para comprar o que pode vir a faltar.

O projeto já ajudou com remédios, máscaras para respiração não invasiva, seringas para coleta de exames, sacos de óbito, agulhas, sondas, materiais de higiene pessoal, materiais para intubação, sedativos, EPI para os funcionários, entre outros.

As compras são feitas online e entregues direto no hospital ou na casa de uma das fundadoras do projeto, com todas as precauções de segurança. “Sempre preferimos comprar de lojas locais, porém como as compras são de quantidades altas, algumas vezes compramos por meio de outros fornecedores não-locais”. Informaram os fundadores.

Assim, o projeto, que não tem ligações políticas ou religiosas, se mantém apenas com a doação de amigos e conhecidos que, assim como as organizadoras, tem uma grande vontade de fazer a diferença e salvar vidas.

Leia Também

Últimas Notícias