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Procon fecha semestre com mais de 10,5 mil atendimentos

15 Jul 2009 - 18h27Por Redação São Carlos Agora

O Procon de São Carlos, órgão ligado à Prefeitura, divulgou o balanço de atendimento nos seis primeiros meses de 2009. Foram 10.571 atendimentos, entre consultas, orientações e reclamações. Os serviços relacionados à telefonia são os campeões de reclamação. Em comparação ao ano passado, houve um crescimento de 31% na demanda de atendimentos.

De acordo com a diretora de Defesa do Consumidor, Juliana Rossi, a prestação de serviços, que inclui a telefonia, apresentou 4.232 atendimentos entre consultas e orientações. Dessas, 1.288 resultaram em reclamações. Em 2008, foram 3.200 atendimentos nesse quesito - um aumento de 32%.

Os assuntos financeiros, que tratam de créditos consignados, cartões de crédito enviados indevidamente, entre outros aparecem logo em seguida com 1.748 consultas. Do total, 503 geraram reclamações. O setor de produtos, que inclui prazos de garantia, equipamentos com defeito e outros itens receberam 1.551 consultas, sendo que 433 resultaram em reclamação. Em comparação ao ano passado, ambos os casos mostraram quedas de consulta de 27% e 32%, respectivamente.

Para Juliana, o consumidor de São Carlos está cada dia mais antenado e fazendo valer os seus direitos. "O trabalho do Procon é oferecer orientação e informação ao consumidor, além de estimulá-lo a pesquisar os preços dos produtos e a sua qualidade. Além disso, é importante destacar que a atuação do consumidor denunciando irregularidades estimula na melhora de todos os serviços prestados ao cliente", comentou.

Ela reforça que o Procon de São Carlos atende das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira, na avenida São Carlos, 1.800, Centro. Os telefones para informações são: 3362 11 80 e 3307 6440.

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