sexta, 26 de abril de 2024
Reconhecimento

Presidente da Fapesp será homenageado na UFSCar

18 Mai 2019 - 05h00Por Redação
Presidente da Fapesp será homenageado na UFSCar - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

O Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Marco Antonio Zago, será homenageado na próxima sexta-feira, 24, na programação do I Simpósio de Pesquisa e Inovação em Materiais (SPIMF), que acontece na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) nos dias 23 e 24 de maio. O evento é uma realização do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fapesp. A homenagem a Marco Antônio Zago acontece na cerimônia de encerramento do evento, a partir das 17h45, no Teatro Universitário Florestan Fernandes, no Campus São Carlos da UFSCar. Zago será homenageado pelo conjunto do seu trabalho como pesquisador.

HOMENAGEADO

Marco Antonio Zago graduou-se pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, onde também obteve os títulos de mestre e de doutor, tendo realizado o pós-doutorado na Universidade de Oxford, no Reino Unido. Foi Reitor da Universidade de São Paulo (USP) no período 2014-2017, Pró-reitor de Pesquisa de 2010 a 2014, Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no período 2007-2010 e Secretário de Estado da Saúde de São Paulo (2018). Recebeu vários prêmios e condecorações, dentre eles a Grã-Cruz e a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico. Seus principais interesses em pesquisa concentram-se nas anemias hereditárias, genética populacional humana, bases moleculares das neoplasias e células-tronco adultas. Publicou mais de 300 artigos científicos referidos na Web of Science.

SPIMF

O objetivo do SPIMF é divulgar os avanços mais recentes das diversas linhas de pesquisa em Materiais, abrangendo áreas como energia, meio ambiente e saúde, além de estudos teóricos. O evento é destinado a pesquisadores em todos os níveis, desde a iniciação científica até o pós-doutorado, docentes, técnicos e quaisquer outras pessoas interessadas em conhecer melhor a área. A programação terá palestras com convidados brasileiros e de outros países que são referências em suas áreas de atuação, além da apresentação de trabalhos em painéis. As inscrições já estão encerradas, e mais informações podem ser conferidas no site do Simpósio (em http://cdmf.org.br/spimf2019).

Leia Também

Últimas Notícias