sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Prefeitura oferecerá curso que cria jóias sustentáveis

04 Jul 2012 - 11h02
0 - 0 -

A Prefeitura de São Carlos acaba de lançar um curso de biojóias, enfocando a sustentabilidade e o equilíbrio para cerca de 30 pessoas. A iniciativa está sendo promovida pela Divisão de Políticas para Diversidade Sexual, da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e do Departamento de Apoio à Economia Solidária da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda.

A sustentabilidade e o equilíbrio são alcançados ao utilizar, durante o curso, matéria-prima retirada diretamente da natureza (como sementes, cascas, folhas, etc.) e transformar esse material em utensílio para geração de renda, como biojóias, acessórios e também objetos de decoração.

O estímulo à Economia Solidária é outro enfoque do curso, além do comércio justo e a busca de práticas sustentáveis. Terá carga horária de 36 horas, sendo realizado nos dias 12, 13, 19, 20, 26 e 27 de julho, das 13h às 19h, no Centro Público de Economia Solidária.

Segundo Alexandre Sanches, chefe da Divisão de Políticas para a Diversidade Sexual, iniciativas de geração de trabalho e renda são muito importantes para a cidade e para a população. "Alguns segmentos sociais ainda encontram dificuldades para se inserir no mercado de trabalho, como em alguns casos de orientação sexual diferente de heterossexual. Desta forma, é dever do poder público fomentar iniciativas de trabalho para que estas pessoas possam ter uma vida digna", ressaltou Alexandre Sanches.

O curso será ministrado pelo professor e artesão, José Carlos dos Santos, que é arte-educador e presidente da Associação de Artesãos da Praça da República de São Paulo. José Carlos, que já esteve ministrando aulas em São Carlos, trabalha há anos com biojóias e tem, inclusive, inserção no mercado europeu e canadense.

Para a diretora do Departamento de Apoio à Economia Solidária, Rita Fajardo, é fundamental criar ações para que a população ainda em situação de vulnerabilidade social adquira uma renda para sair dessa condição. "Além disso, atividades como esta estão em consonância com a política do Governo Federal do Brasil sem Miséria. É objetivo também de São Carlos eliminar a pobreza extrema, e a Economia Solidária é um caminho para isso", ressaltou.

Inscrições - Os interessados em fazer o curso de biojóias deverão se inscrever até o dia 9 de julho, enviando a ficha para o email diversidadesexual.saocarlos@gmail.com ou comparecendo no Centro Público de Economia Solidária, localizado na rua José Bonifácio, 885, no Centro (próximo à Igreja São Benedito), das 8h às 18h.

Mais informações sobre os produtos e o curso poderão ser encontradas no blog:  http://damatabrasil.blogspot.com/.

Leia Também

Últimas Notícias