quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Prefeitura implanta lâmpadas de LED nos semáforos

06 Jul 2010 - 16h51Por Redação São Carlos Agora

A Prefeitura de São Carlos, via Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, fez o primeiro teste e iniciou a implantação, nesta terça-feira (6), na aplicação da tecnologia LED – do inglês Light-emitting diode (Diodo Emissor de Luz) – na sinalização semafórica. Os técnicos da Secretaria instalaram 28 novas lâmpadas de LED nos semáforos do cruzamento das ruas Episcopal com Major José Inácio, que incluem semáforos de trânsito e travessia de pedestres.

As lâmpadas antigas, conhecidas como incandescentes, consumiam 633,6 Kwh e tinham vida útil de 10 mil horas. A mesma quantidade de lâmpadas de LED irão consumir 69,12 Kwh com uma vida útil estimada em 80 mil horas de funcionamento.

O secretário municipal de Transporte e Trânsito, Nilson Carneiro, ressalta que outro benefício importante é a modernização nas condições de segurança e fluidez do trânsito. “Se houver a queima de alguns LED’s não haverá comprometimento total da indicação luminosa, pois vai restar uma porcentagem considerável de elementos ainda ativos, garantindo a continuidade da visibilidade da luz do semáforo”, ressalta Carneiro.

Outra característica importante do semáforo de LED, segundo Carneiro, é que a luz emitida é bastante direcional, ampliando o ângulo de visualização dos motoristas mesmo sob forte incidência da luz solar.

Ilson Bogni, engenheiro responsável pela manutenção semafórica da Prefeitura, explica que a amortização do investimento da Prefeitura na aquisição das lâmpadas de LED se dará em aproximadamente 30 meses ou 27.814 horas. “As lâmpadas de LED são frias e não danificam o policarbonato da lente do semáforo por aquecimento, como acontecia com as lâmpadas incandescentes e também se reverte em economia de recursos com manutenção e locomoção dos técnicos para reparos nos conjuntos semafóricos”, frisa Bogni. A Prefeitura busca parceria para levar a tecnologia de instalação de lâmpadas de LED para outros cruzamentos.

Leia Também

Últimas Notícias