sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Prefeitura e Inova anunciam nova empresa para São Carlos

Empresa vai investir US$ 15 mi em geração de energia solar pelo efeito fotovoltaico

17 Fev 2011 - 17h59
0 - 0 -

A empresa Blue Sol Energia Solar deve iniciar as operações no Parque Eco-Tecnológico Damha a partir de 2013. A empresa vai investir US$ 15 milhões na unidade de São Carlos, conforme anunciou o prefeito Oswaldo Barba na manhã desta quinta-feira (17), acompanhado da direção da empresa e do Instituto Inova, responsável pela gestão do parque. A expectativa é que 40 empregos sejam gerados nas áreas de engenharia, operação, e administração da planta.

A empresa Blue Sol foi criada em 2008 com a proposta de oferecer painéis e equipamentos para geração de energia solar fotovoltaica e térmica. A empresa mantém escritório em Ribeirão Preto voltado ao desenvolvimento de projetos. Em São Carlos, os painéis serão produzidos pela primeira vez no Brasil com tecnologia brasileira. Atualmente, a maior parte do equipamento é importada.

O diretor da empresa, Nelson Colaferro Júnior, explicou que São Carlos foi escolhida pelo ambiente favorável ao desenvolvimento da pesquisa e do conhecimento. “As universidades nos apresentam mão de obra qualificada, o que favoreceu a nossa decisão por investir em São Carlos”, salienta.

Júnior endossa que as tecnologias fotovoltaica e de aquecimento solar térmico promovem uma fonte limpa e renovável de energia. Ele sustenta que a energia solar fotovoltaica pode ser aplicada tanto em áreas remotas como em edificações integradas à rede convencional de energia elétrica. “Também aguardamos as regulamentações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Ministério das Minas e Energia para iniciarmos as operações na cidade”, observa.

O prefeito Oswaldo Barba assinalou que São Carlos se encaixa no perfil que a empresa busca, que é o estímulo à produção de energia limpa e renovável. “São Carlos está recebendo importantes conquistas com a Cidade da Energia, que justamente vai se dedicar à produção de conhecimento em energias renováveis”, comentou.

Além disso, o prefeito Barba ressaltou a importância da empresa ter sido atraída pelas características da cidade. “Sabemos que as universidades e a estrutura do Parque Eco-Tecnológico são atrativos fundamentais, mas a qualidade de vida em São Carlos também é um fator decisivo na escolha das empresas”, ressaltou.

O diretor do Instituto Inova, José Otávio Armani Paschoal, destacou que o Parque Eco-Tecnológico Damha tem se empenhado em trazer empresas que desenvolvem tecnologia de ponta e que “a Blue Sol agrega o conceito de desenvolvimento sustentável, que o Instituto Inova quer empregar no Parque Eco-tecnológico”.

O que é Energia Solar Fotovoltaica - É a luz do sol convertida em energia elétrica através do efeito fotovoltaico. Além de ser considerada uma das principais alternativas energéticas do século 21, a energia solar fotovoltaica também combate o aquecimento global - por evitar a emissão de carbono - e a escassez de recursos naturais de fontes não renováveis.

Leia Também

Últimas Notícias