sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Prefeitura concentra atendimento na UPA da Vila Prado

24 Jan 2017 - 19h25
0 - 0 -

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Saúde, em virtude do fechamento das UPAS do Santa Felícia e do Cidade Aracy, remanejou os funcionários dessas duas unidades para concentrar o atendimento de urgência e emergência na UPA Vila Prado. Outra medida, também adotada para amenizar o atendimento de urgência e emergência na cidade e para não sobrecarregar a Santa Casa, foi a abertura por parte do Hospital Universitário Drº Horácio Carlos Panepucci da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar), a pedido da Prefeitura de São Carlos, para atendimentos pediátricos, referenciados pela UPA Vila Prado. O HU somente estava atendendo pacientes referenciados pelo SAMU.

Os médic os não estão atendendo uma vez que o Tribunal de Contas não permite mais a contratação e nem o pagamento desses profissionais por RPA (Recibo de Pagamento Autônomo), regime pelo qual vinham trabalhando desde 2011. A dívida da Prefeitura, deixada pela administração passada com os médicos que trabalhavam por esse regime é de aproximadamente R$ 1,4 milhão, referente aos pagamentos de outubro que deveria ter sido feito em novembro e de novembro e que deveria ter sido feito em dezembro.

A Secretaria de Saúde já abriu processo emergencial para a contratação de 89 médicos para a área de urgência e emergência, para substituição dos médicos por RPA (Recibo de Pagamento Autônomo). Outros 25 médicos também foram convocados por concurso público, sendo que 15 já estão providenciando a documentação para admissão imediata.

A Secretaria de Saúde solicita, portanto, que os usuários do SUS procurem a UPA da Vila Prado, bem como, o SMU da Santa Casa e o Hospital Universitário, somente em casos de urgência e emergência.

 

Leia Também

Últimas Notícias