quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Prefeito Altomani recebe representantes do IPEM

10 Set 2013 - 20h20
0 - 0 -

O prefeito Paulo Altomani recebeu na tarde de terça-feira (9) em seu gabinete o diretor jurídico do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM), Peterson Ruan Aielo do Couto Ramos e o delegado regional do IPEM em São Carlos, Ricardo da Silva Leite, que apresentaram a cartilha “Como fazer a melhor compra para sua prefeitura”, elaborada o objetivo de orientar o gestor público sobre a melhor maneira de comprar produtos e contratar serviços dentro das especificações de qualidade.

De acordo com o diretor jurídico do IPEM, o objetivo da visita ao prefeito foi apresentar uma ferramenta que ofereça informações sobre a boa utilização do dinheiro público. “A certificação dos produtos que o prefeito vai licitar ao longo de sua gestão é muito importante para que o município adquira produtos não só com preços baixos, mas que tenham também boa qualidade. Não basta apenas ficar focado na lei de licitações, que determina o menor preço, mas é importante que esses produtos também tenham qualidade e durabilidade. Essa qualidade depende da certificação do Inmetro, por isso estamos orientando o prefeito a exigir que os fornecedores tenham essa certificação”, explicou.

Peterson lembrou que basta ao prefeito, lançar nos editais de licitações a exigência de que os produtos que vão ser adquiridos devam ter uma avaliação do Inmetro e que possam ser oferecidos dentro das conformidades das normas de qualidade. “O resultado é a garantia de que o produto comprado esteja adequado às necessidades da prefeitura e da população, e pode ser utilizado com total funcionalidade e segurança”, completou.

O prefeito agradeceu pela visita dos técnicos do IPEM e disse que essa combinação da certificação, baseada nas normas do Inmetro, procurando proporcionar ao administrador público a tranqüilidade para efetuar compras: “Não basta só procurar o menor preço. Tem que ter o menor preço e a qualidade do produto. A qualidade não custa mais, ela vale mais”, afirmou.

Paulo Altomani orientou ao setor responsável pelas licitações da prefeitura para que, a partir de agora, dentro da rotina do Poder Público, todos os editais de compras tenham a exigência de que os produtos adquiridos apresentem a certificação do IPEM.

Leia Também

Últimas Notícias