quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Pesquisa da Ufscar oferece gratuitamente avaliações da condição de saúde de pessoas Pós-Covid

Estudo busca voluntários para avaliação da função pulmonar, capacidade funcional e qualidade de vida

27 Mai 2022 - 15h40Por Jessica Carvalho R
Pesquisa da Ufscar oferece gratuitamente avaliações da condição de saúde de pessoas Pós-Covid -

A COVID-19 tem tomado proporções alarmantes e gerado prejuízos em saúde a longo prazo aos indivíduos. Apesar da cobertura vacinal ter alcançado resultados promissores, os números de casos seguem crescendo exponencialmente embora que, em sua maioria, em casos leves/moderados. No entanto, sintomas como fadiga, falta de ar, dores musculares e articulares, diminuição da capacidade funcional e da qualidade de vida, têm sido reportados como acometimentos persistentes mesmo após o período agudo da infecção, chegando a persistir até mesmo um ano após o desenvolvimento da doença. Na tentativa de investigar o impacto da COVID-19 nessas condições de saúde, uma pesquisa de mestrado está sendo desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Fisioterapia (PPG-FT) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A pesquisa está sendo desenvolvida pelo mestrando Aldair Darlan de Araújo, sob orientação da professora Dra Audrey Borghi-Silva, docente do Departamento de Fisioterapia – DFisio,coorientação da Dra Daniela Bassi-Dibai, docente da Universidade Ceuma do estado do Maranhão, e colaboração da DraSigrid de Sousa dos Santos, médica infectologista e docente do Departamento de Medicina – DMed.

PESQUISA

O projeto de pesquisa busca investigar as principais limitações funcionais e qualidade de vida dos indivíduos recém-acometidos pela COVID-19. São oferecidos exames para avaliar a função pulmonar completa, composição corporal via bioimpedância, avaliação da função autonômica cardíaca, testes funcionais para avaliar a capacidade funcional e questionários que averiguam a qualidade de vida e a sensação de fadiga e falta de ar. Os resultados dos exames são entregues ao voluntário para utilização em consultas paralelas à pesquisa.

VOLUNTÁRIOS

Para realização da pesquisa, estão sendo convidados voluntários, homens e mulheres, com idade maior que 18 anos, que tenham sido acometidos pela COVID-19 em uma janela de tempo de até 6 semanas após a infecção, que não possuam patologias sem tratamento prévio e que não possuam limitações para realizar caminhadas a pequenas distâncias. Os participantes serão atendidos em sessão única no Laboratório de Fisioterapia Cardiopulmonar – LACAP e as avaliações têm duração de médiaduas horas.

Para participar, os interessados devem entrar em contato via WhatsApp ou e-mail do própriopesquisador: (11) 9 8416-3187 ou aldairdarlan1@gmail.com.

Esta pesquisa conta com a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa sob número de parecer 5.165.976.

Leia Também

Últimas Notícias