Menu
sexta, 07 de maio de 2021
Cidade

Passeata encerra a 2ª Semana do Bebê de São Carlos

18 Jun 2012 - 21h51

Uma passeata de bebês reivindicando carinho e atenção tomou a avenida São Carlos no último sábado (16). Milhares de pessoas participaram da passeata que encerrou a 2ª Semana do Bebê de São Carlos, que aconteceu na cidade de 11 a 16 de junho.

A concentração aconteceu na Praça Santa Cruz, às 9h, com a presença das mães com seus filhos, dos organizadores do evento e da banda marcial do Colégio Cecília Meireles que deu início ao desfile.

Durante o percurso, que terminou na Praça Maria Apparecida Resitano (praça do Mercado), os bebês desfilaram pela avenida reivindicando uma atenção qualificada e necessária para garantir um desenvolvimento integral (motor, cognitivo e socioafetivo) da primeira infância (fase denominada do zero aos três anos de idade).

Realizada pela Prefeitura Municipal, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Unimed, EPTV e Associação Comercial e Industrial de São Carlos (Acisc), com o apoio de diversos parceiros, após a passeata a praça do Mercado foi palco de muita comemoração, além de ações importantes como a vacinação contra a paralisia infantil e o mamaço.

Na Praça, 500 mães receberam kits de bebês (composto por fralda, toalha, óleo, toalhinha, sabonete, pasta, shampoo, perfume, entre outros objetos) e as crianças puderam se divertir nos brinquedos, pintar o rosto e ganhar bexigas.

Para encerrar a 2ª Semana do Bebê, participaram do desfile o prefeito Oswaldo Barba, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, o vice-prefeito, Emerson Leal, as secretárias Maria do Carmo Cadei (Infância e Juventude), Lourdes Moraes (Educação) e Regina Granja (Cidadania e Assistência Social), os vereadores Normando Lima (propositor da lei que incluiu a Semana do Bebê no Calendário Oficial de Eventos do Município) e Robertinho Mori Roda, o secretário executivo da Primeira Infância, Natanael Silva, e a gerente de programas da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Ely Harasawa.

Para o prefeito Oswaldo Barba realizar a Semana do Bebê numa cidade que investe nas crianças do município é motivo de orgulho. “Essa Semana, que contou com várias oficinas, seminários e discussões, serviu para refletirmos sobre a importância da Primeira Infância e nos capacitarmos para o melhor cuidado possível com as nossas gestantes, bebês e crianças. É uma oportunidade de estabelecer com elas, pactos de atenção às suas necessidades e de proporcionar o melhor quanto ao atendimento na rede municipal”, disse Barba.

Quanto às ações voltadas à primeira infância, Barba encerrou o agradecimento aos colaboradores da Semana do Bebê fazendo alguns destaques. “Em São Carlos, 90% das gestantes fazem sete ou mais consultas pré-natais na rede pública. Seremos uma das primeiras cidades do Brasil a matricular todas as crianças de zero a três anos na rede. Estamos construindo mais 12 creches. Servimos mais de 63 mil merendas por dia, tanto nas escolas municipais quanto estaduais. Damos leite especial aos bebês de até 12 meses e crianças intolerantes à lactose, entre muitas outras ações que protegem às nossas crianças e estimulam o crescimento delas. Por isso, a Semana do Bebê é importante, para destacarmos e mostrar a toda população o que é feito durante todo o ano em São Carlos”, disse Barba.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias