Menu
sábado, 27 de fevereiro de 2021
Cidade

Parque Eco Tec Damha de São Carlos mostra na Rio+20 que é possível inovar com sustentabilidade

14 Jun 2012 - 19h14
0 - 0 -

Primeiro Parque Tecnológico de 3ª Geração em implantação no País, o Parque Eco Tecnológico Damha (Eco Tec Damha) e o Instituto Inova, gestor do Parque, marcam presença no evento Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Escolhido pela Finep entre vários projetos, o Parque EcoTec Damha mostrará no evento Rio+20 seu modelo inovador que prevê infraestrutura e projetos empresariais que incorporam elementos de sustentabilidade.

Localizado em São Carlos, a 230 km de São Paulo, um dos principais polos tecnológicos da América Latina, o Eco Tec Damha receberá empresas de diferentes setores, como saúde, tecnologia da informação, novos materiais, entre outros, cuja previsão de início de operação no Parque é em 2013.

"Queremos mostrar ao público brasileiro e estrangeiro da Rio+20 um modelo de Parque Tecnológico fortemente alinhado aos conceitos e às iniciativas empresariais de melhores práticas de sustentabilidade. Esta Conferência, acima de tudo, será uma oportunidade  para compartilhar experiências e refletir sobre os esforços da sociedade rumo ao desenvolvimento sustentável, conciliando crescimento econômico, inclusão social e preservação ambiental", destaca José Octávio Armani Paschoal, presidente do Inova.

O prefeito de São Carlos, Oswaldo Barba, que também estará presente à Conferência, lembra que São Carlos já é referência internacional quando se fala em tecnologia e produção de conhecimento em solo brasileiro. "Nesse sentido, nossa cidade, que já ostenta a maior concentração de PhDs da América Latina - tendo um doutor para cada 135 habitantes - expõe na Rio+20 um dos nossos projetos de vanguarda", afirma Barba.

Conceito Eco - O Parque Eco Tec de São Carlos integra o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos e foi concebido pela Damha Urbanizadora, empresa do Grupo Encalso-Damha. O Eco Tec Damha prioriza receber empresas de baixo risco ambiental e voltadas a transformar conhecimentos científicos e tecnológicos em riqueza, a exemplo de empreendimentos ligados aos setores da tecnologia da informação, de energia renovável, biotecnologia, eletrônica, instrumentação, serviços, entre outros.

Na construção de cada empreendimento devem ser empregados materiais, cores e demais elementos construtivos (telhados verdes, por exemplo) e paisagísticos com o objetivo de melhorar o conforto ambiental. Toda empresa instalada no Eco Tec Damha deve ter projeto de controle de consumo da água, reciclagem, além de plano de gestão dos resíduos gerados pelo processo industrial em consonância com as normas NBR.

Durante a Conferência Rio+20, o estande do Parque Eco Tec Damha poderá ser visitado entre os dias 15 e 21 de junho (das 11h às 19h) no Armazém 3 do Pier Mauá, onde será realizada a Expo Brasil Sustentável, evento realizado pela Finep, Ministério da Ciência e Tecnologia e Governo Federal.

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias