sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Observatório fará transmissão ao vivo de imagens da Lua Cheia nesta quinta, 24 de junho

Live também trará comentários e dicas dos membros da equipe do Observatório

23 Jun 2021 - 09h24Por Da Assessoria de Imprensa
Observatório da USP - Crédito: divulgaçãoObservatório da USP - Crédito: divulgação

Na próxima quinta, dia 24 de junho, a partir das 19h30, o Observatório Dietrich Schiel do CDCC/USP realizará a transmissão ao vivo de imagens da Lua Cheia, para marcar a chamada Lua Cheia próxima do perigeu, conhecida popularmente como “superlua”.

A Lua Cheia próxima ao perigeu ocorre quando a Lua entra na fase cheia e, ao mesmo tempo, se encontra próxima ao ponto de sua órbita que a coloca mais próxima da Terra, ponto esse chamado de perigeu. Como nessa situação a Lua fica apenas cerca de 6% maior em relação a uma Lua Cheia comum, o termo “superlua”, usado nessas ocasiões, pode ser enganador. Mas sendo “super” ou não, a experiência da observação da Lua, especialmente através do telescópio é empolgante e merece ser vivenciada sempre que possível.

Em virtude das medidas de isolamento causadas pela pandemia de COVID-19, não haverá atendimento presencial.

A transmissão, que poderá ser acompanhada acessando a página do Observatório no Facebook, ocorrerá a partir das 19h30 e mostrará imagens transmitidas com o uso de câmera planetária acoplada a um telescópio. Além disso, membros da equipe do Observatório farão comentários sobre as imagens transmitidas, além de uma mini apresentação sobre o Solstício de Verão, que ocorreu na segunda, dia 21 de junho.

Vale lembrar que a transmissão das imagens da Lua depende de condições meteorológicas favoráveis. Em caso de mau tempo, faremos a live, mas sem as imagens telescópicas obtidas ao vivo.

Para mais informações sobre o fenômeno, acesse:

• Site do CDCC/Observatório Dietrich Schiel: www.cdcc.usp.br

• Página do Observatório no Facebook: https://www.facebook.com/cdcccda

Por CDCC

Leia Também

Últimas Notícias