sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Novas exposições no Centro Cultural da USP

21 Nov 2011 - 10h00
0 - 0 -

O Centro Cultural da USP-São Carlos está expondo duas novas mostras até o dia 20 de janeiro de 2012: "Sentimentos", trabalhos em óleo sobre tela e carvão sobre papel, e "Um Fotógrafo da Meia-Noite", fotografias de Junku Nishimura.

Na Sala 1 será exposta a exposição Sentimentos, trabalhos em óleo sobre tela e carvão sobre papel, de Janete Ferreira Rodrigues dos Santos, para lembrar o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro em todo país. A Sala 2 vai abrigar a mostra Um Fotógrafo da Meia-Noite, fotografias de Junku Nishimura.

As exposições podem ser visitadas de 18 de novembro a 20 de janeiro de 2012, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Dia Nacional da Consciência Negra

Celebrado em 20 de novembro no Brasil, é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

Os artistas

Janete Ferreira Rodrigues dos Santos - "Sentimentos"

Nascida na cidade de São Paulo em 1961, sempre teve o gosto pelo desenho artístico. Ainda na adolescência, participou do curso de desenho livre na Pinacoteca do Estado de São Paulo com modelos nus, utilizando a técnica de grafite. No ensino médio, fez o curso técnico em edificações no colégio São Judas Tadeu e frequentou o curso de Tecnologia em Construção Civil na Universidade Mackenzie, interrompido no último semestre. Durante essa trajetória, executou vários desenhos técnicos na área da construção civil, elétrica e mecânica na Companhia Energética de São Paulo - CESP. Atualmente está cursando o último ano de Licenciatura em Artes no Centro Universitário Claretiano de Rio Claro e é secretária de Pós - Graduação do Programa Interunidades Bioengenharia - USP.

Sua arte é fruto dos estudos que tem feito sobre a técnica da pintura e seu gosto pessoal sofre a influência dos artistas Caribé e Portinari na retratação de negros e religiões afro-brasileira. As técnicas utilizadas são óleo sobre tela e carvão sobre papel. Estilo figurativo que vai do primitivismo ao modernismo.


Junku Nishimura - "Um fotógrafo da Meia-Noite"

Retrata o cotidiano da cidade de Tóquio e outras cidades e vilas japonesas sem a utilização do flash e recorrendo aos filmes em preto-e-branco. Junku resgata as cenas noturnas em bares, restaurantes e ruelas das cidades. Assim, o alto contraste causado pelos famosos neons e símbolos high tech de Tóquio ou Nagoya e a quietude do asfalto são confrontados com a tradição, espanto e solidão de metrópoles que já não se dispõem apenas em seus aspectos físicos, mas adentram o inconsciente de seus moradores. Suas fotos parecem ter sido tiradas em outros tempos. Vê-las é mergulhar num universo de nostalgia e surpresa".

Marco Abreu (músico)

Iniciou seus estudos de música em Piracicaba em 1978. Em 1980, ingressou no Conservatório de Tatuí onde cursou clarineta com o Prof. Nivaldo Donegá, e na orquestra da Escola, sob regência dos Maestros José Antonio Coelho e José Antonio Pereira.

A partir de 1987 passou a tocar saxofone com a orientação de José Barbosa, Lázaro Nogueira, Eduardo Pecci (Lambari) e Helena Schaeffel.
 Atuou em diversas Orquestras do Estado de São Paulo, entre elas Maestro Osmar Milani e Ed Costa. Como compositor, participou do Festival do Choro do Rio de Janeiro, Festival de Música de Americana e Festival de Música Popular de Londrina.

Autor do song book "Algumas Canções", lançado em 2003, com 27 composições e playback e lançou, também, 2 métodos para saxofone (básico e avançado) de música popular.

Atualmente trabalha na divulgação do CD  "Eu vou bem, obrigado..." e é artista endorse da Weril desde 2006.

O evento é gratuito e conta com apoio do Fundo de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão Universitária da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão.

Leia Também

Últimas Notícias