sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Moradores do assentamento sem terra fazem ‘gatos’ em adutora que capta água do Ribeirão Feijão

19 Mai 2016 - 13h00
Foto: Milton Rogério - Foto: Milton Rogério -

Funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) trabalham, com apoio de policiais militares, em uma área na rodovia Domingos Inocentini, desfazendo ligações clandestinas ('gatos') em uma adutora que capta água do Ribeijão Feijão.

Os 'gatos' teriam sido feitos por moradores sem terra. De acordo com funcionários da autarquia aproximadamente 90% dos assentados não pagam água.

Ao São Carlos Agora que acompanhou parte dos trabalhos que são executados pelos funcionários, o corte que está sendo feito é denominado "água bruta", imprópria para o consumo humano e até mesmo de animais, pois vem direto do Ribeirão Feijão e segue com destino para a estação de tratamento de água e posteriormente é distribuída para a população.

METADE DA CIDADE

De acordo com o responsável pelo Saae que acompanha os trabalhos, os 'gatos' poderiam causar uma catástrofe em São Carlos, já que se ocorresse o rompimento da adutora, metade da cidade ficaria sem água.

O atitude dos sem terra foi considerada ousada uma vez que duas ligações clandestinas foram realizadas nas galerias que colhem água pluvial e que passam sob a rodovia, abastecendo os assentados dos dois lados da pista.

ÁGUA POTÁVEL

Indagado sob o abastecimento para assentados, representantes da autarquia informaram que diariamente pelo menos dois carros pipas levam água potável para os moradores do local. "Sinceramente ficamos surpresos, pois a água que eles furtavam pelos 'gatos' não pode ser consumida. É imprópria", afirmaram.

DIA INTEIRO

Os trabalhos para desfazer as ligações clandestinas irão até o final da tarde, tal a quantidade de 'gatos' que estão sendo descobertos pelos funcionários do Saae.

As atividades são apoiadas por várias viaturas da Polícia Militar, uma vez que dezenas de assentados acompanham os trabalhos.

Leia Também

Últimas Notícias