sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

“Médica do Ano” recebe título na Câmara Municipal

17 Out 2011 - 17h16

A Câmara Municipal de São Carlos realiza hoje, terça-feira (18), uma sessão solene para entrega do título "Médica do Ano" à Dra. Lilia Maria de Carvalho Koberle, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município.

A sessão tem início às 20h e será realizada no Edifício Euclides da Cunha, sede do Legislativo, localizada na rua Sete de Setembro, 2078 - Centro. A Sessão Solene é aberta à população.

Homenageada - Lilia Maria de Carvalho Koberle nasceu em Ribeirão Preto, SP, no dia 6 de outubro de 1940. Filha de Henrique de Carvalho e Nydia de Freitas Carvalho, é casada com Roland Koberle e mãe de quatro filhos: Alexandre, Yara, Thomaz e Fernando. É avó de Neto, filho de Thomaz e Patrícia.

Formou-se em Medicina em 1965, pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP. Concluiu internato e residência em Anestesia no Billings Hospital, da Universidade de Chicago, USA. Seguiu com outros trabalhos em São Paulo e em Hamburg, Alemanha.

Em 1973, retorna ao Brasil e resolve dedicar-se à Endocrinologia. Por um ano, foi estagiária no Departamento de Endocrinologia do Hospital do Servidor Público Estadual e, no ano seguinte, tornou-se médica assistente. Realizou outros estágios nos EUA, na Universidade de Harvard, Boston, e na Universidade de Columbia, em Nova York.

Mudou-se com a família para São Carlos em 1977, acompanhando o marido, físico, que se transferia da USP de São Paulo para o Instituto de Física da USP de São Carlos. Ainda em 77, torna-se médica cooperada da Unimed de São Carlos, tendo ocupado por várias vezes o cargo de Conselheira dessa Cooperativa. Desde sua chegada a São Carlos, fez parte do corpo clínico da Santa Casa e Casa de Saúde. Na Santa Casa, foi plantonista e chefe de Especialidade (endocrinologia) até junho de 2011.

Foi convidada a participar, como docente, do curso de Enfermagem e de Fisioterapia da UFSCar, e seguiu como docente efetiva do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade até 2005, ano em que se aposenta no serviço público.

Como médica endocrinologista, até 2000, foi, com o Dr. Afonso Pannacci, responsável pela Unidade de Diabete e Hipertensão do CEME.

Mantém consultório particular na cidade e é membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, da Sociedade Brasileira de Diabete e da Latin American Thyroid Association.

Leia Também

Últimas Notícias