Menu
sábado, 16 de janeiro de 2021
Cidade

Maior festival de chorinho do país começa nesta quarta em São Carlos

No próximo domingo (4) serão 12 horas de muita música na praça da XV em homenagem a um dos maiores músicos brasileiros, Pixinguinha

29 Nov 2011 - 16h32
0 - 0 -

De 30/11 a 04/12, São Carlos se transformará de Capital Nacional da Tecnologia na Capital do Chorinho com a realização da 8ª edição do festival Chorando Sem Parar. Este ano, a homenagem póstuma será a um dos maiores músicos brasileiros, o Pixinguinha, e como convidado homenageado, Jorginho do Pandeiro.

Com a parceria da Prefeitura, o ChorandoSemParar é uma iniciativa do projeto Contribuinte da Cultura, sob a coordenação de Fátima Camargo Catalano, com o auxílio de parceiros, como a UFSCar, por meio da Proex e FAI, o SESC São Carlos e a EPTV. O projeto também possui patrocínio do Ministério da Cultura, via incentivo da Lei Rouanet.

Este ano, a programação do festival contará com mesas redondas, exposições, oficinas, muita música de qualidade e intervenções surpresas em escolas públicas da cidade, onde entrará um grupo musical tocando um Choro de Pixinguinha e deixará material com a professora com o objetivo da música ser trabalhada nas escolas.

Para a coordenadora de Artes e Cultura da Prefeitura, Telma Olivieri, a oitava edição do Chorando mostra a consolidação do festival que projeta São Carlos no cenário cultural nacional. "A expansão das suas atividades, todas no foco do choro brasileiro, dão a garantia de sua qualidade temática musical, com seus homenageados e músicos convidados", ressalta.

"Sediar um festival tão importante como este é um grande orgulho para todos os são-carlenses", destaca o prefeito Oswaldo Barba. "O ChorandoSemParar nasceu em São Carlos, deste ambiente acadêmico. Quero agradecer o empenho da Fátima e o apoio de todos os colaboradores", ressaltou Barba.

Confira a programação e participe!

CHORANDO DE REPENTE
01 a 30 de novembro - Ação surpresa nas salas de aula: Músicos entram, tocam um Choro de Pixinguinha, deixam material com a professora e saem. Duração da intervenção: 5 minutos.

EXPOSIÇÃO "A CASA DA TIA CIATA"
09 a 20/11 - Sesc São Carlos
23 a 30/11 - Biblioteca Comunitária da UFSCar
02 a 04/12 - Praça XV


OFICINAS
01/12, às 19h, no Espaço 7 - "Choros sambados e Sambas chorados" - Oficina ministrada pelo Núcleo Cupinzeiro.
03/12, às 14, no Estaco 7 - "O violino na música popular braseira" - Oficina ministrada por Nicolas Krassik


MESAS REDONDAS
02/12, às 18h30, no Espaço 7 - "A importância de Tia Ciata no cenário cultural brasileiro"
Convidados: Gracy Mary Moreira, bisneta de Tia Ciata e Presidente da Organização Cultural Remanescentes de Tia Ciata ORTC, Barão do Pandeiro, sambista e compositor, Petronilha Beatriz Gonçalvez e Silva, Professora Titular em Ensino Aprendizagem em Relações Étnico-raciais e Pesquisadora do Núcle de Estudos Afro Brasileiros da UFSCar.
03/12, às 17h, no Espaço 7
"O gênio inventivo de Pixinguinha"
Convidados: Marcelo Vianna, músico e neto de Pixinguinha, Jorginho do Pandeiro, músico e pesquisador musical, Cristóvão Bastos, pianista e compositor, Henrique Cazes, instrumentista e pesquisador, e Mário Seve, músico e escritor.

ESQUENTA CHORANDO - 02/12 (sexta-feira) na Praça da XV
18h - Roda de Choro
20h - Choro em trio
21h - Conexão Pixinguinha


TRIBUTO A PIXINGUINHA - 03/12 (sábado) na Praça da XV
19h - Roda de Choro
20h - Pixinguitar
21h - Grupo Choro de Ouro
*Presença do músico Marcelo Vianna, neto de Pixinguinha


FESTIVAL CHORANDOSEMPARAR
04/12 (domingo) das 10h às 22h
12 horas de música na Praça XV!

Convidado homenageado, Jorginho do Pandeiro, Zimbo Trio & Raul de Souza, Grupo Nó em Pingo D´água, Henrique Cazes & Cliff Korman (EUA), Tibô Delor (França), Conjunto Época de Ouro, Cristóvão Bastos, Clube do Choro de Brasília (participação de Tiago Tunes), Homenagem Prata da Casa a David Saidel (participação do grupo Sanfonando), Orquestra Experimental da UFSCar, John Berman (EUA) & Choro'n Jazz e Nicolas Krassisk (Fança).

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias