sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Jornada de Letras da UFSCar discute a internacionalização da Língua Portuguesa

17 Out 2011 - 15h28

O Departamento de Letras (DL) e a Coordenação do Curso de Letras (CCL) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizam, de 17 a 20 de outubro, a 15ª Jornada de Letras, com o objetivo de discutir a Internacionalização da Língua Portuguesa. A programaçao completa pode ser acessada no blog www.jdeletras.blogspot.com e o evento é aberto a todos os interessados.

A Jornada terá mesas-redondas, palestras e minicursos para tratar de temas que englobam as áreas da Literatura, Línguas Inglesa e Espanhola, Linguística e Língua Portuguesa. No programa está prevista a palestra do professor Xoán Carlos Lagares Diez com o tema "O galego na lusofonia: questões linguísticas, históricas e políticas". O galego é uma variedade linguística que surgiu no Noroeste da Península Ibérica, na Galécia Romana, no território que hoje compreende a Galiza (na Espanha) e o Norte de Portugal, e a partir da qual se formou o que conhecemos como Língua Portuguesa. Nesta palestra será discutido algumas das questões linguísticas, históricas e políticas sobre as peculiaridades da relação entre variedades galegas e portuguesas hoje.

Também fará parte da programação a apresentação dos cinco estudantes haitianos que fazem parte do Programa Emergencial em Educação Superior Pró-Haiti-Graduação, que tem como objetivo contribuir para a reconstrução do Haiti por meio de apoio à formação de recursos humanos em nível de graduação-sanduíche. Os alunos, que neste semestre estão recebendo formação em Língua Portuguesa para no ano que vem integrarem as atividades específicas dos cursos para os quais vieram (Engenharia Civil, Medicina, Engenharia de Computação, Ciência da Computação, e Engenharia Elétrica/Mecânica), apresentarão trabalhos que permitirão aos presentes conhecer um pouco do país deles.

O evento será realizado no Anfiteatro Bento Prado Junior e nos auditórios da Biblioteca Comunitária, que ficam na área Norte do campus São Carlos. Mais informações estão disponíveis no www.jdeletras.blogspot.com, pelo e-mail ccl.ufscar@gmail.com ou pelo telefone (16) 3351-8359.

Leia Também

Últimas Notícias