sexta, 26 de abril de 2024
Resíduos sólidos

IFSP São Carlos promove palestra sobre coleta seletiva

Palestra será virtual e o professor Alexander Turra irá abordar assuntos relacionados ao acúmulo de detritos no oceano

31 Mai 2021 - 12h50Por Redação
IFSP São Carlos promove palestra sobre coleta seletiva -

O Instituto Federal São Paulo (campus São Carlos) irá realizar uma palestra virtual a partir das 18h desta terça-feira, 1, que irá abordar o acúmulo de resíduos sólidos nos oceanos. O evento é organizado pela Comissão de Coleta Seletiva Solidária da instituição de ensino.

O professor Alexander Turra será o palestrante e o evento poderá ser acessado através do link https://www.youtube.com/watch?v=6k_86UWVmtM.

A PALESTRA

A compreensão de como ocorre a geração e o acúmulo de resíduos sólidos no oceano envolve uma proximidade com temas ligados ao comportamento humano e à capacidade de gerenciamento dos resíduos sólidos. Um aprofundamento nesse conhecimento demonstra a necessidade urgente da internalização desses temas na sociedade.

Nesse sentido, a palestra busca apresentar um panorama atual sobre o lixo nos mares, baseado em documentos e estudos atuais, abordando: as características dos resíduos sólidos que chegam ao ambiente marinho; os impactos desses resíduos no oceano; as iniciativas nacionais e internacionais para solucionar o problema; e, por fim, iniciativas para a solução do problema, chamando a atenção para os desafios para a sociedade e a importância da integração multissetorial na solução do problema.

Com esse embasamento e as discussões que se seguirão, pretende-se criar um cenário crítico, proativo e colaborativo para estimular o engajamento dos variados segmentos da sociedade na realização de ações para equacionar a questão.

O PALESTRANTE

O professor Alexander Turra é titular do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Ecologia Marinha, Oceanografia Biológica e Gerenciamento Costeiro, atuando principalmente nos seguintes temas: Manejo e conservação marinha; Impacto ambiental marinho; Ecologia de populações marinhas, com ênfase em caranguejos ermitões; Estrutura e organização de comunidades marinhas.

Leia Também

Últimas Notícias