sexta, 26 de abril de 2024
Saúde

Hospital Unimed São Carlos é recomendado para receber Selo Ona Nível 2 – Acreditado Pleno

25 Jul 2019 - 10h21Por Redação
Hospital Unimed São Carlos é recomendado para receber Selo Ona Nível 2 – Acreditado Pleno - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A Organização Nacional de Acreditação - ONA recomendou o Hospital da Unimed São Carlos, localizado na Rua Alexandrina, para receber o Selo de Qualidade ONA Nível 2 – Acreditado Pleno. O resultado mostra a consolidação do Nível 1 - Segurança do Paciente e a evolução na integração de todos os seus processos, resultado do apoio integral da Diretoria Executiva e da dedicação de todos os envolvidos, médicos, colaboradores, prestadores de serviços e fornecedores parceiros.

A auditoria externa aconteceu no Hospital Unimed São Carlos entre os dias 24 e 26 de junho de 2019, por uma equipe de profissionais multidisciplinares da Fundação Vanzolini, a fim de evidenciar as boas práticas relacionadas aos requisitos da Norma ONA - Organização Nacional de Acreditação.

Foram avaliados, dentro do Sistema de Qualidade Unimed São Carlos, todas as áreas do Hospital e as de apoio da Unimed, incluindo a Alta Direção, Comissões, Internação, Cuidados Intensivos Adulto e Neo Natal, Pronto Atendimento Adulto e Pediátrico, Serviços Próprios (Unilab, CADI e Endoscópicos), Serviços Terceirizados (SPSP, Engenharia Clínica, Sapore, HospLav e Agência Transfusional), Controladoria, Qualidade,  RH Geral, Suprimentos e Distribuição de Materiais, Infraestrutura e Obras, Manutenção, TI e Contratos.

Para receber o Nível 2 - Acreditado Pleno, a organização precisa atender a dois critérios:

1) cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança;

2) cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.  O Certificado é válido por dois anos.

A Acreditação é um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde realizada pelas Instituições Acreditadoras Credenciadas pela ONA, tendo como referência as normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e o Manual Brasileiro de Acreditação. O processo de acreditação é voluntário, ou seja, feito por escolha da Unimed São Carlos. O selo de acreditado Pleno será entregue ao Hospital Unimed por liberação do Conselho Técnico Integrado - ONA.

Leia Também

Últimas Notícias