sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Guardas municipais treinam com PM

Ação integra e aproxima as duas instituições

29 Mar 2019 - 07h20Por Da Assessoria de imprensa
Guardas municipais treinam com PM - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Guardas municipais de São Carlos participaram, nesta semana, de um treinamento de patrulhamento e abordagem, com os policiais militares da ROCAM, da 1ª Companhia de São Carlos.

O treinamento visa aproximar os agentes das duas instituições e aperfeiçoar o trabalho conjunto. “A integração das forças policiais tem apresentado resultados positivos no combate à criminalidade. As ações conjuntas tem retorno positivo e o treinamento fortalece e qualifica o trabalho”, afirmou Samir Gardini, secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social.

Os guardas municipais participaram de uma aula teórica e depois de uma prática. “O objetivo do treinamento é capacitar os guardas municipais para um melhor patrulhamento de motocicletas. Falamos sobre técnicas que garantem a segurança dos agentes e também da população”, afirmou o sargento Fabiano Pavan, supervisor da ROCAM/1ª Companhia da PM de São Carlos.

Segundo o comandante da Guarda Municipal, Michael Yabuki, o treinamento é importante para um melhor desempenho nas operações conjuntas. “As técnicas possibilitam a reciclagem de conhecimento e aperfeiçoam as operações”, informou.

A guarda municipal, Patrícia Chaves, aprovou o treinamento. “É importante para adquirirmos mais conhecimento na área de patrulhamento e técnicas de abordagem e ter um entrosamento melhor entre as duas equipes”.

“Nós vamos trabalhar integrado com o mesmo pensamento e objetivo, visando à segurança dos patrulheiros e também do munícipe”, afirmou Marcelo Santos, guarda municipal.

O trabalho integrado das forças policiais é um dos objetivos propostos pelo Plano Integrado de Segurança. Com a criação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, em dezembro/2018, a Prefeitura de São Carlos tem investido cada vez mais em segurança. “A segurança pública é dever do Estado, mas a Prefeitura não pode ficar fora dessa temática, pois o assunto reflete diretamente no município. Integrar as instituições, desenvolver políticas públicas, principalmente, para atender as questões primárias é o nosso papel. Com isso, as forças policiais ficam focadas nas questões mais críticas”, finaliza Samir Gardini.

Leia Também

Últimas Notícias