sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Fundação Volkswagen realiza projeto de educação no trânsito em São Carlos

26 Jun 2012 - 16h17
0 - 0 -

Com a proposta de trabalhar o tema cidadania e segurança no trânsito com os jovens por meio de uma ferramenta de interesse a esse público, a Fundação Volkswagen, em parceria com a Diretoria Regional de Ensino de São Carlos, realiza na região ações do projeto "Jogo da Vida em Trânsito" (JVT).

Com foco na formação de condutores conscientes, o projeto inclui o videojogo "Autopolis", que promove uma experiência lúdica ao jovem, mostrando que cada ação no trânsito tem uma consequência. Para os educadores da rede pública de ensino, o projeto oferece o roteiro de aulas, com sugestões de atividades relacionadas ao tema e que fazem referência ao jogo.

Para a aplicação do jogo em sala de aula, 40 coordenadores pedagógicos das escolas da região participam das oficinas de formação "JVT na Escola", que serão ministradas pela equipe da Virgo Games, desenvolvedora do jogo.

Um encontro de formação foi realizado hoje, 26, das 8h às 12h, na Diretoria Regional de Ensino, em São Carlos. Durante os encontros, os coordenadores recebem informações sobre as tecnologias e jogos em sala de aula, o jogo Autopolis, aspectos sobre trânsito, cidadania e comunidade, planejamento e prática do jogo para serem transmitidas aos professores do Ensino Médio e das séries finais do Ensino Fundamental. Os demais encontros acontecem em agosto e setembro.

O projeto inclui a formação de educadores da rede pública de ensino de demais cidades da região como Ibaté, Itirapina, Descalvado, Ribeirão Bonito, Dourado e Corumbataí.

De acordo com a diretora da Fundação Volkswagen, Conceição Mirandola, a Fundação Volkswagen investe em educação e desenvolvimento social e o projeto "Jogo da Vida em Trânsito" trabalha educação e cidadania com jovens, promovendo uma reflexão em relação ao seu comportamento no trânsito, por meio de uma ferramenta lúdica e interativa.

"As oficinas são fundamentais para o sucesso do projeto nas escolas e irão oferecer aos educadores embasamento teórico e abordagens práticas para explorar o tema cidadania e segurança no trânsito por meio do jogo, uma ferramenta lúdica e inovadora, que faz parte da realidade dos jovens", disse a diretora da Fundação Volkswagen.

A parceria da Fundação Volkswagen engloba diversas cidades do interior do estado de São Paulo, tendo iniciado em 2005 com o município de São Carlos, em que 871 educadores foram beneficiados por meio de projetos em educação.

Autopolis

Voltado para jovens entre 16 e 20 anos, Autopolis é um jogo de tabuleiro 3D para computador, que permite até quatro jogadores por máquina. Cada jogador escolhe um carro e recebe missões que conduzem à situações para refletir sobre atitudes cidadãs no trânsito.

No jogo, cartas podem ser usadas como acessórios, providências, vantagens ou para se movimentar pela cidade chamada Autopolis, que possui limite de velocidade, semáforos, radares. O jogador tem a possibilidade de ultrapassar esses limites, mas os infratores estão sujeitos a penalidades, caso não respeitem a legislação de trânsito. Para a concepção do jogo Autopolis foram necessários dez meses de pesquisa.

O game pode ser acessado por meio do site da Fundação Volkswagen (www.fundacaovw.com.br).

Leia Também

Últimas Notícias