Menu
segunda, 18 de janeiro de 2021
Cidade

Fundação Pró-Memória abre inscrições para cursos gratuitos

27 Set 2011 - 11h11
0 - 0 -

A Fundação Pró-Memória de São Carlos está com as inscrições abertas para diversos cursos gratuitos que terão início na próxima semana, são eles: Megafone, Origami, Marchetaria, Máscaras Africanas e Tradições brasileiras.

O curso "Megafone: a voz dos bairros ecoando nas ondas do rádio" visa a elaboração de um programa de rádio onde o aluno aprenderá a refletir acerca dos meios de comunicação, da importância da veiculação de informações de relevância para a comunidade assim como acerca do papel de quem produz e veicula as informações incluindo pesquisas na internet, uma visita na Rádio UFSCar, exibição de filmes e discussões.

O curso Megafone acontecerá no Telecentro da Estação Cultura, a partir do próximo dia 3, de segunda e quinta-feira das 17h às 19h, para qualquer idade e serão disponibilizadas 20 vagas.

Também está com as inscrições abertas o curso de "Origami como artesanato", arte tradicional japonesa de dobrar papel criando representações de determinados seres ou objetos com dobras geométricas. Neste curso, os alunos criarão seus origamis em um formato para serem comercializados como bijuterias e objetos de decoração.

O curso terá início no próximo dia 3 e acontecerá de segunda-feira, das 14h às 16h, no Auditório da Estação Cultura. Este curso também será disponibilizado em Santa Eudóxia no Museu de Pedra "Tinho Leopoldino" e terá início no próximo dia 5. Para ambos os grupos serão disponibilizadas 20 vagas. Alunos com menos de 10 anos de idade somente acompanhados pelos pais ou responsáveis.

Outro curso que está disponível é o de "Marchetaria", onde serão ensinadas técnicas de ornamentar superfícies através da aplicação de lâminas de madeira utilizando como suporte objetos de madeira. Este curso terá início no próximo dia 4, com 12 vagas disponíveis, e acontecerá de terça-feira, das 8h30 às 11h30 na Estação Cultura. A idade mínima para este curso é de 14 anos.

Com o objetivo de confeccionar máscaras africanas feitas de papel marche, será disponibilizado o curso de "Máscaras africanas". Com as máscaras prontas em mãos, cada participante poderá recontar o mito a partir do ponto de vista da sua personagem. Todo encontro procurará ser ambientado com músicas também de origem afro-brasileiras.

Este curso terá 20 vagas com início no próximo dia 6 e acontecerá todas as quintas-feiras, das 15h às 17h, no Auditório da Estação Cultura. A idade mínima para participar é de 12 anos.

Este curso também será fornecido em Santa Eudóxia no Museu de Pedra Tinho Leopoldino em duas turmas. A primeira turma será de 1/10 a 15/10 e a segunda de 22/10 a 12/11. As aulas serão de sábado das 8h às 12h com 20 vagas por turma.

Também no Museu de Pedra será realizado o curso de "Tradições brasileiras" que unirá duas fortes manifestações da cultura brasileira: a Viola Caipira e a Catira Essa oficina tem como objetivo conservar e ensinar algumas tradições populares que estão presente em nosso folclore, com a união do sapateado da dança da Catira, ao som das modas de viola. O curso terá início no dia 1º e acontecerá aos sábados, das 14h às 17h, com 20 vagas.

Todos os cursos são gratuitos e os interessados deverão fazer sua inscrição através do telefone (16) 3373-27-00 ou pessoalmente na Fundação Pró-Memória. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 18h. A Fundação está localizada na Praça Antônio Prado, s/n, na plataforma da antiga Estação Ferroviár

comments powered by Disqus

Leia Também

Últimas Notícias