sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Exposição sobre a cultura japonesa está aberta para visitação

29 Fev 2012 - 17h25

Com o objetivo de identificar as características da cultura e das tradições da comunidade japonesa em São Carlos, foi lançada na noite desta terça-feira (29), na plataforma da Estação Cultura, a exposição "A Presença Japonesa em São Carlos: história e tradição", uma parceria da Fundação Pró-Memória junto à Prefeitura Municipal.

Além da exposição, a ocasião foi marcada pela pré-estreia do videodocumentário "A Associação Nipo-brasileira de São Carlos" e o lançamento do livro de estudos com o mesmo título da exposição (que será posteriormente distribuídos nas escolas e bibliotecas municipais), que detalha a migração dos japoneses em São Carlos contando sua história, seus desafios e seu papel na comunidade são-carlense.

Prestigiado por centenas de pessoas, a ocasião contou com a presença do prefeito Oswaldo Barba, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, do vice-prefeito, Emerson Leal, do vereador Lineu Navarro representando a Câmara Municipal, da diretora presidente da Fundação Pró-Memória, Ana Cerávolo, da presidente da Associação Nipo-brasileira de São Carlos, Neusa Kumimoro e o vice-presidente da Associação, Yashiro Yamamoto. Também estiveram presentes os vereadores Normando Lima e Laíde Simões.

Durante a abertura, Barba parabenizou o trabalho da Fundação Pró-Memória e considerou a exposição, o livro e o videodocumentário, como um presente para toda a população de são-carlense e nipo-brasileira da cidade. "Desde 2002 a Fundação tem se empenhado em pesquisar sobre diferentes grupos étnicos que compõem a população da cidade e fizeram isso muito bem com a cultura japonesa, que tanto contribuiu e contribui até hoje para a nossa cidade com sua cultura e tradição", destaca.

Segundo Ana Cerávolo, a exposição teve a parceria do Governo Federal, via Ministério da Justiça, por meio do Conselho do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Ministério da Justiça. "O projeto Valorizar a Cultura Nipo-brasileira na cidade, sua história e tradição, foi um dos 25 projetos escolhidos entre 2 mil projetos, o qual possibilitou a realização dessa exposição", enfatiza.

Após a abertura, o grupo musical Wadaiko Sho, considerado referência em apresentações de Taikô, sendo reconhecidos no Brasil e no Japão, fizeram uma apresentação de Taikô (instrumento de percussão japonês) que agitou todo o público presente.

Os interessados em conferir a exposição, podem comparecer na Estação Cultura (antiga Estação FEPASA) de terça a sexta-feira das 8h às 17h e aos sábados das 13h às 17h, até março de 2013. As visitas monitoradas deverão ser agendadas pelo telefone (16) 3373-2700.

Leia Também

Últimas Notícias