sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Escritor mexicano Alejandro Reyes lança, em São Carlos, seu primeiro romance

08 Set 2010 - 12h30Por Redação São Carlos Agora

Amanhã (9/9) o escritor e jornalista mexicano Alejandro Reyes estará em São Carlos para lançar seu mais recente romance "A rainha do Cine Roma". A obra é ambientada em Salvador e tem o português como língua literária. O lançamento acontece na UFSCar e será precedido de um debate com o professor Wilson Alves-Bezerra, do Departamento de Letras (DL) da Universidade.

Desde 1995, Reyes reside em Salvador, após passar pelos Estados Unidos e França. O autor é mestre em Estudos Latino-Americanos e colabora em vários meios alternativos, reportando sobre movimentos sociais no México e Estados Unidos. Além do romance, que foi escrito em 2008, o escritor mexicano publicou os livros de contos "Vidas de Rua", em 1997; "O Lacandón", em 1997; e Contos Mexicanos, em 2004.

O romance "A rainha do Cine Roma" é narrado por Betinho, menino de rua desde os sete anos que conta, já adulto, suas aventuras e desventuras para sobreviver e suas tentativas de amar. Escrito em uma linguagem crua, o tom da narrativa oscila entre o agressivo e o sensível, produzindo um resultado bastante peculiar. A presença de Reyes na UFSCar é uma oportunidade para discutir com o próprio autor do romance o seu processo criativo.

Na palestra "A linguagem do Cine Roma e seus deslocamentos", o professor Wilson Alves-Bezerra mostrará o funcionamento da linguagem no romance, além  de discutir o lugar da narrativa oral na literatura brasileira. A palestra do professor Wilson e o bate-papo com o escritor Alejandro Reyes acontecem a partir das 17 horas, no Auditório do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da UFSCar, localizado no edifício de aulas teóricas AT2, na área Sul do campus São Carlos. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados, sem necessidade de prévia inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail espanhol.ufscar@gmail.com.

Leia Também

Últimas Notícias