sexta, 26 de abril de 2024
Prevenção à doença de Alzheimer

Encontro formará líderes para orientar famílias que possuem idosos portadores de demência

02 Dez 2019 - 08h18Por Marcos Escrivani
Encontro formará líderes para orientar famílias que possuem idosos portadores de demência - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A sub-regional São Carlos da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) deu início em São Carlos, a uma série de reuniões que tem por finalidade formar líderes com o intuito de orientar famílias que possuem idosos portadores de demência. A ação foi pioneira entre as ABRAz de SP e região.

Sábado, 30, foi realizado o 1º Encontro de Formação de Líderes da Pastoral do Idoso, no Onovolab.

A palestrante foi Ana Claudia Trombella Barros, coordenadora sub-regional da ABRAz. “Abordei o funcionamento cognitivo e as repercussões dia déficits na realização de atividades cotidianas. Esse projeto é voltado para os líderes que assistem idosos portadores de demências, com o objetivo de melhor conhecerem a doença e orientarem e apoiarem cuidadores familiares que normalmente se sobrecarregam física e emocionalmente ao realizar os cuidados”, disse.

Ana Cláudia afirmou ao São Carlos Agora que a meta é realizar encontros mensais ou a cada dois meses. “O próximo será mais específico. Provavelmente abordando a geriatria e a doença de Alzheimer”, comentou. “Nossa preocupação é informar e preparar as famílias que assistem idosos com demência. Formar grupos de apoio para cuidadores familiares. Tem também a triagem que é feita nas Unidades de Saúde da Família (USF) e que é feito em parceria com a UFSCar. Após cadastramento e análise, os idosos são encaminhados para tratamento”, disse.

Ana Cláudia informou que essas ações são essências e proporciona um impacto positivo para a sociedade. “Muitas vezes membros das famílias desconhecem os sintomas da doença e não tem ideia como trata-la. Então nossa função está sendo a de orientar essas famílias que sofrem com as alterações que ocorrem com os idosos que são portadores da doença”, finalizou.

Leia Também

Últimas Notícias