sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

CoralUSP se apresenta em São Carlos

28 Set 2011 - 11h19
0 - 0 -

O CoralUSP vai apresentar o espetáculo Vertentes da Música Sacra - Grupo Jupará, no Teatro Municipal de São Carlos, no sábado, dia 8 de outubro, às 20 horas, com regência de Alberto Cunha. Com peças a cappella de diferentes estilos e épocas e ênfase na escrita polifônica, o programa apresenta um panorama da música sacra ao longo da história, tendo como elemento unificador o sentimento de espiritualidade que leva os compositores a alcançarem os mais expressivos resultados criativos. Peça de destaque: "Te Deum", de Marc-Antoine Charpentier.

Coral
Fundado em 1967 por Benito Juarez, o CoralUSP reúne, hoje, um número de aproximadamente 600 cantores, distribuídos em 12 grupos, cada um com seu projeto de programa, agenda de ensaios, apresentações e oficinas.


Sua trajetória inclui turnês pelo exterior, premiações da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA e inúmeras apresentações em diversas cidades brasileiras, realizando concertos em teatros, festivais, igrejas, parques, universidades, rádio e TV.

Aclamado pelo público e crítica especializada, o CoralUSP desenvolveu, ao longo de sua existência, um estilo próprio sintonizado com sua época, em que as linguagens do erudito e do popular convergem e apontam um novo caminho para a música coral brasileira.


O CoralUSP é um Órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo.

Alberto Cunha

É pós-graduado em Música pela Escola de Comunicações e Artes da USP, com mestrado na área de Canto Coral. É, também, bacharel em Física pelo Instituto de Física da USP, tendo  realizado diversos projetos na área de Acústica Musical. Desde 1986 é regente do CoralUSP, onde ingressou como cantor em 1980.

Seus mais de cem arranjos  corais, principalmente de música popular brasileira, são cantados por coros de todo o Brasil.

Como regente, à frente do CoralUSP, do Madrigal Levare, do Instituto Teuto e do Coral Paulistano, realizou importantes obras do repertório coral, como a Missa K.139, de Mozart, a "Paukenmesse", de Haydn, o "Te Deum", de Charpentier, "As Sete Palavras de Cristo", de César Franck, e "O rei Arthur" e "Dido e Enéas" de Purcell.  Na área de música popular, dirigiu os projetos "Paulistano canta Beatles" e "Paulistano canta Queen", com ampla aprovação do público e da crítica. Com o CoralUSP, realizou, ainda, diversas primeiras audições em São Paulo, como o "Pai Nosso", de Janatchek, "Unum Deum",  de Charles Camileri, e o " Réquiem", de Joseph Rheinberger.


Entre 2003 e 2007, foi assistente técnico-artístico do Coral Paulistano do Teatro Municipal de São Paulo. Desde 2010, é Diretor Artístico do CoralUSP, onde rege dois grupos corais.

O evento é gratuito e conta com o apoio do Fundo de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão Universitária, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e da Prefeitura Municipal de São Carlos.

O Teatro Municipal de São Carlos fica na Rua Sete de Setembro, 1735.

Leia Também

Últimas Notícias