sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Com baixa umidade do ar problemas de saúde podem aparecer; saiba como prevenir

09 Ago 2012 - 14h44
0 - 0 -

Após algumas semanas de frio, o tempo volta a esquentar, provocando uma baixa umidade no ar. Como não temos previsão de chuva para os próximos dias, o tempo seco deve continuar, podendo trazer vários prejuízos a saúde, como casos de pneumonias, sinusites, gripes, resfriados e alergias.

Neste período também, a poluição atinge níveis críticos, os gases tóxicos e poluentes não se dispersam no ar, causando mais problemas, como: dores de cabeça, irritação nos olhos e nariz, voz rouca e garganta seca.

Em São Carlos o dia começou com 80% de umidade relativa do ar, nível considerado bom, ao longo do dia, devido ao sol, o nível deve baixar e chagar próximo dos 35%. Para  os próximos dias, a previsão é que o nível de umidade baixe ainda mais, podendo chegar aos 28%, já considerado como nível de atenção.

Para prevenir problemas de saúde, principalmente os respiratórios, alguns cuidados simples devem ser tomados:

- Evite fazer exercícios físicos durantes os horários de sol forte (10h às 17h), quando os níveis de umidade estão baixos. Com o calor, o corpo se cansa mais rápido e a desidratação também ocorre de forma mais rápita. Os exercícios são recomendados nas primeiras horas da manhã. No decorrer do dia, com o ar pesado, os exercícios aquáticos são os mais recomendados.

- Deixe um recipiente com água, ou algum pano molhado no quarto quando for dormir, pois ajuda a umidificar o ambiente. De acordo com a Secretaria de Saúde, para uma boa noite de sono o ambiente deve estar arejado e umidecido.

- Não use o umidificador elétrico de ambiente por muitas horas, pois o local pode ficar muito úmido e causar bolor e mofo.

http://media.saocarlosagora.com.br/uploads/154b4f5787dcf97b8cae09e681b80985.jpg

- Mantenha a casa sempre arejada, o clima seco proporciona o surgimento de fungos e ácaros. O acumulo de poeira também pode prejudicar as vias respiratórias e desencadear doenças respiratórias.

- Beba bastante água. O cuidado básico é manter sempre o corpo bem hidratado. A hidratação também pode ser feita com sucos naturais, água de coco e frutas suculentas.

- Não deixe a pele resecar, use sempre filtro solar e hidratantes. Evite tomar banhos muito quentes e demorados.

- Lubrifique os olhos, para evitar a secura e a irritação. Para isso, o soro fisiológico pode ajudar. Use colírio somente com prescrição de um especialista.

Com o tempo seco, os idosos e as crianças são os que mais sofrem com a baixa umidade, portanto o cuidado deve ser redobrado. Seguir as dicas acima é de grande ajuda na prevenção de doenças, além de proporcionar muitos benefícios à saúde.

 

Leia Também

Últimas Notícias