sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Carmine Botta comemora 19 anos de educação

28 Abr 2011 - 14h31
0 - 0 -

A Rede Municipal de Ensino comemorou na última quarta-feira (27) o aniversário de 19 anos da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Carmine Botta, que contou com a presença da família do patrono da escola, o vice-prefeito, Emerson Leal e a diretora do Departamento Pedagógico, Hilda Monteiro.

Durante as comemorações, os alunos participaram de atividades culturais como música e declamação de poesia, realizada pelos professores, e acompanhar a apresentação do mágico Ruddini que alegrou a platéia com números que envolveram a participação dos alunos.

"Este é um momento muito importante para a rede municipal, a escola Carmine Botta completa 19 anos de trabalho e contribuição para a educação de São Carlos formando cidadãos para a nossa cidade", declara Emerson Leal.

A escola Carmine Botta atende 1.200 alunos do 1º ano a 8ª série e EJA Suplência I e II, possui 40 salas de aula e 1 Escola do Futuro. A escola também promove atividades extracurriculares como o Show de Talentos, oportunidade em que os alunos podem realizar apresentações artísticas como declamação de poema, música, contação de piadas e número de mágica. Este tipo de atividade tem o objetivo de estimular o contato dos alunos com várias manifestações artísticas e, ao mesmo tempo, fazer com que o aluno crie um vínculo maior com a escola.

"É uma alegria completar 19 anos de trabalho e colaborar com a formação destes alunos. A educação é uma das formas de contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes que irão colaborar para a formação de uma sociedade melhor", diz Eliza Cristina Montalvão Ferri, diretora da escola.
Durante a comemoração também foi feita homenagem ao patrono da escola, Carmine Botta, através de seus familiares que estavam na comemoração.

Carmine Botta

O patrono da escola, Carmine Botta, nasceu em Caiaza, na Itália, no dia 27 de abril de 1899 e veio para o Brasil aos 7 anos de idade. Viveu em São Carlos até o seu falecimento em 19 de junho de 1988. Exerceu a função de alfaiate e fundou a Associação Beneficente dos Alfaiates de São Carlos (Abasc). Trabalhou na construção da Igreja São Benedito e doou o 1º pavilhão do Educandário São Carlos. Foi vice-prefeito de São Carlos e durante 20 anos foi provedor da Santa Casa de Misericórdia, onde começou o atual prédio e ampliou a maternidade Dona Francisca Cintra Silva.

Dia da Educação
Em 2010, a administração municipal considerou 2010 como "Ano da Educação" e São Carlos tem muito a comemorar no dia da Educação, neste 28 de abril. Atualmente a rede municipal atende cerca de 15 mil alunos entre Educação Infantil e Ensino Fundamental. Todas as EMEB's possuem Escola do Futuro que consiste em bibliotecas com salas de informática com acesso à internet, os alunos também já começam a ter contato com a informática através das salas de informática que possuem lousa digital, projetor multimídia, internet sem fio e notebooks para desenvolverem o conteúdo pedagógico.

Também estão sendo construídas mais 10 escolas que devem abrir mais de 2 mil novas vagas em bairros como Cidade Aracy, Douradinho, Antenor Garcia, Jardim Ipanema/Santa Felícia e São Carlos 8, além das reformas e ampliações nos 52 CEMEI's. Para melhorar ainda mais a qualidade do ensino, a Prefeitura realizou no início deste ano uma semana de capacitação com 1.400 servidores da Educação, além das capacitações mensais que são ministradas por grandes nomes da educação brasileira.

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, este ano está mobilizando a comunidade para a criação do Plano Municipal de Educação, que consiste em um documento de metas estabelecidas pelo poder público com vistas ao diagnóstico das necessidades educacionais do município. O Plano irá atender todo o município na educação formal através das redes estaduais e municipais, cursos profissionalizante, educação especial, e educação informal através de convênios com ONG's e Associações ligadas à Educação. 

Leia Também

Últimas Notícias