quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Campanha de vacinação contra a gripe segue até o dia 14

04 Jul 2014 - 19h51
0 - 0 -

Por determinação do Ministério da Saúde, a Vigilância Epidemiológica (Vigep), prorrogou o prazo da campanha de vacinação contra a gripe em todas as unidades de saúde. Em São Carlos, a imunização segue até o dia 14 julho.

Integram ao grupo prioritário, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais, também podem receber a vacina, com prescrição médica.

Além do público alvo, no início do mês passado, o estado de São Paulo ampliou a campanha de vacinação contra a gripe para policiais civis e militares, professores (rede pública e particular) e carteiros, que estão sendo imunizados mediante a apresentação de identificações funcionais. A vacina é gratuita, e está disponível em todas as Unidades Básicas e Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF), de segunda a sexta-feira.

Desde o início da campanha, 38.178 pessoas receberam a dose da vacina na cidade, representando uma cobertura vacinal de 77,62%. Conforme último levantamento da Vigep,foram imunizados 22.679 idosos, 8.918 crianças, 4.603 profissionais de saúde, 1.524 gestantes, 450 puérperas e quatro indígenas.

Neste ano, a vacina protege contra três subtipos do vírus gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde, A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. Não devem receber a dose, pessoas com reação anafilática ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e público que apresentou reações graves nas doses em campanhas anteriores.

Leia Também

Últimas Notícias