sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Barba anuncia Creche da Mãe Comerciária em parceria com Sindicato

08 Set 2011 - 17h15
0 - 0 -

O prefeito Oswaldo Barba anunciou na manhã desta quinta-feira (8) a instalação da Creche Mãe Comerciária, em parceria com Sindicato dos Empregados no Comércio de São Carlos, e a nova sede da Escola Municipal de Ensino de Jovens e Adultos na região central da cidade.

O anúncio foi feito no Paço Municipal e teve a participação do presidente do Sindicato, Ademir Ferreira, dos vereadores Lineu Navarro, Laíde das Graças Simões e Dé Alvim, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Duarte, do vice-prefeito, Emerson Leal, entre outras autoridades, como a presidente do Creche Anita Costa, Neide Malaquias.

A Creche da Mãe Comerciária irá funcionar na creche Anita Costa, que fica na rua Conde do Pinhal esquina com a avenida Comendador Alfredo Maffei. Serão oferecidas 50 vagas para os trabalhadores do comércio. O custo dessas vagas será compartilhado entre Prefeitura e Sindicato. "A creche Anita Costa já tem convênio com a Prefeitura. Atualmente, temos 200 crianças que são atendidas, iremos ampliar para 250", explica o prefeito Oswaldo Barba.

"Nós firmamos essa parceria para atender as mães do comércio que tem horários diferenciados como o sábado de manhã, por exemplo, para isso criamos uma parceria com a creche Anita Costa que é uma escola com condições de oferecer horários diversificados com qualidade de ensino para as crianças", frisou o prefeito.

A secretária de Educação, Lourdes Moraes, destacou que a Prefeitura já oferece à creche total apoio, como merenda escolar, uniformes e material escolar, além do repasse de R$ 150,00 por criança na faixa etária que vai de 0 a 3 anos e R$ 120,00 de 4 a 5 anos. "Nós iremos manter o apoio necessário para que a creche atenda as novas crianças", disse.

O presidente do Sindicato do Comércio, Ademir Ferreira, salientou a importância desse serviço. "Infelizmente, tivemos problemas com a casa que seria utilizada para este fim. Entre os problemas, estava a instalação da semi-liberdade ao lado", disse. "Felizmente encontramos uma boa alternativa e iremos oferecer este importante serviço para as trabalhadoras do comércio", comemorou.

Jovens e adultos
O prédio da rua 7 de Setembro, que abrigaria a Creche da Mãe Comerciária, será sede da Escola Municipal de Ensino de Jovens e Adultos. Atualmente, a Escola funciona em prédio alugado na rua Padre Teixeira.
A nova Escola para jovens e adultos será um facilitador para alunos adultos que moram em bairros mais afastados e não têm Ensino de Jovens e Adultos (EJA) próximo. "Nós poderemos facilitar o transporte dessas pessoas", ressalta a secretária de Educação.

A localização central da Escola também deve aumentar a frequência do público mais jovem. Segundo a secretária, este espaço será voltado para os alunos mais jovens, com uma arquitetura e localização que estimule a presença. "As aulas de EJA nos bairros são frequentadas por pessoas mais velhas. Os mais jovens são mais indisciplinados", lembra Lourdes.

"Estamos construindo este espaço para estimular os jovens a voltar a estudar. Segundo pesquisa da Unesco, 31% de jovens entre 15 e 18 anos não trabalham e não estudam. Esperamos resgatar este público para que terminem seus estudos", disse a secretária. A Prefeitura oferece EJA nas seguintes escolas: Cemei Carmelita Rocha Ramalho e nas Emeb's Angelina Dagnone de Melo, Arthur Natalino Deriggi, Carmine Botta, Afonso Fioca Vitali e Dalilla Galli. Em todas elas, o programa será mantido.

"Conseguimos cumprir com nossa meta de implantar a Creche da Mãe Comerciária, mas também resolvermos outro problema, que era a sede própria para a Escola Municipal de Ensino de Jovens e Adultos", finalizou o prefeito.

Leia Também

Últimas Notícias