sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Bairro Vila Izabel em São Carlos é tema de projeto de documentário premiado pelo Canal Futura

17 Set 2013 - 09h31
0 - 0 -

O curta-metragem "Izabel", da aluna Maria Julia Carvalho, do curso de Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), foi contemplado pelo Canal Futura em edital para a realização de documentários de escolas de Cinema. O projeto teve a orientação do professor Arthur Autran, docente do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da Universidade. "Izabel" aborda a memória dos atuais moradores da Vila Izabel, um bairro de São Carlos que, segundo estudos, teve sua fundação relacionada ao processo de ocupação urbana dos ex-escravos no período pós-abolição da escravatura. No documentário, os moradores contam sua história para os espectadores refletirem sobre como o passado se relaciona com o presente.

A ideia do filme surgiu quando a aluna responsável pelo projeto conversava com as pesquisadoras Natalia Costa e Joanna D'arc, que realizam estudos sobre o período pós-abolicionista e suas implicâncias na arquitetura de São Carlos. "A princípio, a ideia era produzir um documentário histórico sobre o bairro. No entanto, durante o processo de pesquisa e pré-produção, o foco foi redirecionado", conta Maria Julia.

O projeto, que foi selecionado no 3º Chamado Público do Núcleo de Jornalismo do Canal Futura - Edição Especial para Audiovisuais realizados por Estudantes, recebeu R$ 5 mil para sua realização e será exibido na faixa Sala de Notícias, um espaço do Canal dedicado a reportagens documentais que exploram a diversidade de olhares, linguagens e narrativas, e também com possibilidade de exibição no programa Globo Universidade.

Esta é a primeira vez que o Futura realiza uma edição especial do Chamado para estudantes. A iniciativa - exclusiva para alunos universitários de cursos de graduação em fase de preparação dos seus trabalhos finais nas áreas de Comunicação Social, Cinema ou outra que envolva a formação para a produção audiovisual - reforça o caráter colaborativo do canal.

Maria Julia reconhece que a seleção do projeto "Izabel" pelo edital do Canal Futura foi de grande importância tanto em relação ao financiamento do projeto como também em relação à visibilidade proporcionada por ele. "Vamos ter a oportunidade de ver o nosso trabalho de conclusão de curso sendo exibido em rede nacional", comemora a aluna de Imagem e Som da UFSCar.
O curta-metragem "Izabel" foi gravado no final de junho e agora está em processo de montagem.

anexos:

 

Leia Também

Últimas Notícias