quinta, 25 de abril de 2024
Cidade

Assessor da prefeitura de São Carlos faz relato de terremoto que atingiu o Japão

11 Mar 2011 - 10h12

O assessor de Projetos Especiais da Prefeitura, Emiliano Saran Azevedo, está em Tóquio. Ele representa São Carlos nas plenárias que acontecem até o dia 12 de março e que debatem a realização do Campeonato Mundial de Balonismo, que acontece em 2014. A cidade é candidata à realização do torneio, junto com as cidades de Victória, na Austrália, e Birstonas, na Lituânia.

Emiliano chegou a Tóquio na última quarta-feira (9). A costa nordeste do Japão foi atingida por um forte terremoto de magnitude 8,9, que foi seguido de um tsunami com ondas de até dez metros de altura, causando dezenas de mortes e danos a cidades da região.

O assessor relata a experiência pela qual passou nessa madrugada, por meio de um contato via e-mail. "Os tremores estão se mantendo, fracos, mas para nós que não temos essa vivência é difícil", confessa.

Ele classificou como "terror" os momentos dos primeiros tremores, que foram sentidos no prédio em que está hospedado. "Deixamos o prédio e na descida das escadas algumas paredes trincaram. O segundo tremor foi um pouco mais fraco, mas os prédios, inclusive o nosso, balançavam muito e as pessoas estavam apavoradas Depois do susto, estamos todos bem", explica.

Acompanham Emiliano nas plenárias Leonel Brites, presidente da Comissão de Aerodesporto Brasileiro (CAB) e vice-presidente da Confederação Brasileira de Balonismo e Marina Kalousdian, secretária da Confederação Brasileira de Balonismo.

Segundo Emiliano, o terremoto não prejudicou as reuniões, que devem prosseguir até sábado (12). São Carlos apresenta as informações sobre a cidade nessa etapa da plenária. Na segunda fase, que acontece em março de 2012, é que haverá a decisão sobre o país que vai sediar a competição.

O Mundial de Balonismo acontece a cada 2 anos. Em 2012 ocorrerá nos Estados Unidos. A competição nunca ocorreu na América do Sul.

O Mundial reúne cerca de 100 competidores. Cada equipe tem cinco componentes. Há uma estimativa de mil pessoas envolvidas na competição.

Leia Também

Últimas Notícias