sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

Aluna da UFSCar recebe prêmio de melhor trabalho no Congresso Brasileiro de Genética

09 Set 2011 - 15h36

A estudante de mestrado Isabel Aparecida da Silva Bonatelli, do Programa de Pós-Graduação em Genética Evolutiva e Biologia Molecular (PPGGEv), do campus São Carlos da UFSCar, recebeu o prêmio "Paulo Sodero Martins" de melhor trabalho na área de Genética, Evolução e Melhoramento de Plantas, durante o 57° Congresso Brasileiro de Genética, realizado na cidade de Águas de Lindóia (SP), entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro.

O trabalho intitulado "Phylogeography of cacti species in Eastern Tropical South America: cpDNA haplotype relationships in the closely related species of Pilosocereus aurisetus (Cactaceae) group" foi desenvolvido  no Laboratório de Diversidade Genética e Evolução do Departamento de Biologia (DBio) do campus Sorocaba e concorreu com outros cinco trabalhos selecionados pela comissão científica do Congresso em uma seção de apresentação oral. A pesquisa foi orientada pelo professor do DBio, Evandro Marsola de Moraes.

O projeto de pesquisa envolveu a análise genética de um grupo de espécies relacionadas da família Cactaceae, as quais ocorrem em todo o centro e leste do Brasil em manchas de vegetação seca dentro do Cerrado. O trabalho investigou a história evolutiva dessas espécies com o objetivo de entender os processos evolutivos que atuaram na diversificação desse grupo e os eventos biogeográficos históricos associados com a atual ocorrência em locais específicos dentro do domínio do Cerrado. "Os resultados deste trabalho devem contribuir para o desenvolvimento de estratégias de conservação não somente das espécies de cactos estudadas, mas também de toda a flora e fauna restritas a estas áreas de vegetação seca, denominadas campos rupestres", garante o orientador Marsola.

Como prêmio pelo melhor trabalho, Isabel recebeu R$ 1 mil. O prêmio foi entregue durante a sessão de encerramento do 57º Congresso Brasileiro de Genética. Os demais classificados receberam certificado de mérito. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail emarsola@ufscar.br.

Leia Também

Últimas Notícias