quinta, 25 de abril de 2024
Tecnologia

A partir de novembro, São Carlos passa a ter sinal digital em TVs

O sinal analógico deixará de existir na cidade, bem como em 34 municípios da região; formalização da parceria com a Seja Digital aconteceu nesta quinta-feira

26 Jul 2018 - 11h43Por Marcos Escrivani
A partir de novembro, São Carlos passa a ter sinal digital em TVs - Crédito: Marcos Escrivani Crédito: Marcos Escrivani

O presidente da Seja Digital, o engenheiro Antonio Carlos Martelletto, 39 anos e o prefeito Airton Garcia (PSB) formalizaram na manhã desta quinta-feira, 26, no Cemac (Centro Municipal de Arte e Cultura), a parceria do Acordo de Cooperação com o objetivo de levar informação sobre o desligamento do sinal analógico no dia 28 de novembro. A partir desta data só será possível assistir à programação da TV aberta por meio do sinal digital. Prefeitos e/ou representantes de outras 34 cidades da região estiveram presentes.

Além de Martelletto, a gerente de mobilização da entidade, Cecília Zanotti também compareceu para a solenidade oficial.

O presidente da Seja Digital informou que a mudança de digital para analógica é fundamental e traz dois benefícios para as famílias. “É a evolução tecnológica. Hoje o sinal em São Carlos é da década de 50. Estamos propondo um produto mais moderno, já que a imagem e som são muito melhores. Outro benefício com o desligamento do analógico é que a frequência passa a ser utilizada pelo 4G. Hoje, cada vez mais são utilizados os dispositivos móveis (celulares) com internet”, afirmou.

Martelletto informou hoje que 644 cidades do Brasil e 20 capitais aboliram o sinal analógico e a perspectiva que em todo o Estado de São Paulo isso ocorra até o final de 2018. “O Acordo de Cooperação assinado nesta manhã fará com que exista uma campanha nos meios de comunicação para que toda a população seja esclarecida”.

CAPACITAÇÃO

A parceria entre a Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos, e as 35 prefeituras prevê a capacitação de servidores municipais para que atuem como multiplicadores do processo de migração do sinal de TV, levando informação e orientação sobre o que deve ser feito para que as TVs possam ser acesso ao sinal digital. Além disso, o servidores também orientação as famílias de menor renda atendidas pelo Governo Federal sobre o processo de distribuição de kits gratuitos a que têm direito. Mais de 845 mil kits gratuitos estão disponíveis para as 395 cidades do interior paulista, onde o sinal analógico de TV será desligado em 28 de novembro. Cada kit, avaliado em R$ 200 (aproximadamente) é composto de um conversor digital, antena, controle remoto e cabos.

Para saber se tem direito ao kit gratuito, a população deve ligar gratuitamente para 0 147 ou acessar o portal www.sejadigital.com.br/kit, com NIS (Número de Identificação Social) em mãos. O agendamento para retirada dos kits gratuitos deve ser iniciado na região nas próximas semanas.

Leia Também

Últimas Notícias