sexta, 26 de abril de 2024
Cidade

17ª Semana de Arte e Cultura no Centro Cultural

06 Set 2012 - 08h58

O Centro Cultural da USP em São Carlos promoverá, em conjunto com as unidades do Campus, atividades como parte da 17ª Semana de Arte e Cultura da USP, que será realizada de 13 a 21 de setembro.
 
O evento, anualmente realizado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, encontra-se plenamente consolidado no calendário acadêmico da Universidade. Tal conquista deve-se não só à Resolução 4366 do Conselho de Cultura e Extensão, que a instituiu em 1997, mas, também, ao caráter espontaneamente aglutinador de suas ações artísticas e culturais implementadas em todos os campi da USP.
 
Confira a programação:
 
Quinta-feira, dia 13
19 horas -  Exposição
Local: Centro Cultural
- O Projeto Integração do Centro Cultural da USP convidou um grupo de alunos, com coordenadoria de José Gulherme Licio e curadoria de Felipe Dreilick, ambos do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) para expor seus trabalhos. A abertura da mostra contará com participação do músico João Luis de Oliveira Albuquerque.
A exposição poderá ser visitada de 14 de setembro a 6 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e sábados e domingos, das 10 às 18 horas. Entrada franca.
 
Sábado, dia 15
19 horas - Recital de piano
Local: Auditório do Centro Cultural
- O Projeto Tom Maior apresentará um Recital de Piano com Eduardo Santangelo. No repertório, peças dos compositores Erik Satie, Rubens Russomanno Ricciardi, Edino Krieger, Claudio Santoro, Ernest Mahle, Marcos Câmara, Rodolfo Coelho de Souza, Edson Zampronha, Gilberto Mendes e Camargo Guarnieri.  Entrada franca.
 
Domingo, dia 16
20 horas - CoralUSP
Local: Teatro Municipal de São Carlos
A apresentação será baseada em arranjos corais para obras de Ástor Piazzolla, como Oblivion, Adiós Nonino, Buenos Aires Hora Cero e Milonga del Ángel, complementados por peças brasileiras originalmente escritas para coro e, ainda, por outras composições eruditas e populares, eventualmente acompahadas por piano, compondo um repertório equilibrado. Regência de Marcia Hentschel. Entrada: R$ 5,00 (inteira) R$ 2,50 (meia) - venda no local.
 
Segunda-feira, dia 17 -
17 horas - Piano ao cair da tarde
Local: Espaço Primavera - E-1 - Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP
- Recital com docentes e alunos da USP, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Comunidade. Participantes: Professor Francisco Antonio Rocco Lahr - docente da EESC, Professor Rodrigo Queiroz de Albuquerque - docente do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP), Yvan Cezarino Fernandes - aluno do IFSC, Bruno R. Franciscato - aluno da EESC, Plínio Marques de Siqueira - aluno da EESC, Mikhael Lemos Paiva - aluno do IFSC, Lucas Carrazoni Mirabella - aluno do IFSC, Hélio Tanomaru - aluno do IFSC, Thais Potter - aluna da UFSCar, Rafael M. Drumond - aluno da EESC, Leo Okumura - aluno da EESC, Rodolfo C. Dalapicola - aluno da EESC, Daniel R. F. Bonetti - aluno da EESC e Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), Fábio Augusto M. Cerqueira - aluno da EESC, Bruno da Costa Ramos - aluno da EESC-ICMC, Letícia Fais - aluna do IFSC, Lívia Maria Vieira Pereira - aluna da EESC, Fábio Amorim - ICMC/ (violino e piano) com Bruno Ramos  e  Letícia Z. Cellurale - aluna de ensino médio (sax e piano)  com Lucas Mirabella IFSC.
- Realização: EESC com apoio do Centro Cultural da USP.  Entrada franca.
 
Quinta-feira, dia 20
 12 horas - Projeto Música na Praça e  Núcleo TUSP de São Carlos; "Chico Buarque em cena"
Local: Praça XV de novembro
- A partir da junção de dois projetos que acontecem periodicamente no campus de São Carlos, serão apresentadas composições de Chico Buarque que fazem parte dos espetáculos " Roda Viva" , "Ópera do Malandro" e " Os Saltimbancos".  As canções serão acompanhadas por pequenas intervenções teatrais.  O grupo de MPB é formado por músicos do campus: Henrique Rozenfeld (percussão), João Hanai (sax), Luis Carlos Muzzetti (percussão), Cesar Derisso - (baixo-elétrico), Marcelo Luiz Calegaro - (teclado), Eduvaldo Paulo Sichieri - (Voz e Violão) e Mara Vecchia (Voz). Entrada franca
 
18 horas - Cultura ao Pôr do Sol
Local: IQSC
-  Apresentação do Projeto Canto Coral "Boca em Cena II" e do Projeto "Integração Musical", do Centro Cultural
- Realização: Centro Cultural da USP e Comissão de Cultura e Extensão do IQSC/USP.  Entrada franca.
 
20 horas - Palestra Ética e Estética
Local: Auditório do Centro Cultural
Palestrante: Professor Carlos Goldenberg da EESC   Sexta-feira, dia 21
12 horas -  Projeto Música na Praça - Hamilton e seus Estados
Local: Praça XV de novembro
- Grupo formado por Hamilton Viana da Silveira no violão, Fred Cavalcante nos teclados, Ricieri no contrabaixo, Fernando Izé na guitarra, Alessandro Silva na clarineta, Cristiano Garcia na bateria, Henrique Rozenfeld na percussão e Regina Dias e Maria Butcher nas vozes. Serão apresentadas composições de Chico Buarque, Guinga, Tom Jobim, Edu Lobo, Paulo Moura, entre outros. Entrada franca.   Projeto Integração Musical
Todas as segundas-feiras, às 19 horas
- O Projeto Integração Musical tem como objetivo o ensino básico de diversos instrumentos musicais e teoria musical. A iniciativa pretende levar a música como forma de expressão aos  funcionários, alunos, professores e comunidade em geral,  desenvolver as habilidades musicais e de apresentações em conjunto e aguçar o gosto pela música, usufruindo dos benefícios e habilidades adquiridos pela prática musical.  Atividade aberta a toda comunidade.   Projeto Canto Coral "Boca em Cena II"
Todas as terças-feiras, às 19 horas.
Local:  Centro Cultural da USP
-  O Centro Cultural está formando um Coral com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida de seus funcionários, alunos, professores e comunidade em geral, estimulando, assim, o espírito de cooperação e a cordialidade entre as pessoas. O "Canto Coral" é uma experiência em grupo que irá trabalhar, além da musicalização, a integração entre as pessoas, a socialização, trazendo, até mesmo, benefícios à saúde através do trabalho com respiração, postura corporal, estímulo à memória e elevação da autoestima. Atividade aberta à toda comunidade.   Apoio do Fundo de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão Universitária Pró-Reitoria de Cultura.   Mais informações:
Tel.:  (16) 3373-9106
E-mail: cultura.prefeitura@sc.usp.br

Leia Também

Últimas Notícias