sexta, 26 de abril de 2024
Brasil

Vencimento do IPVA começa nesta 4ª feira

11 Jan 2012 - 15h13
0 - 0 -

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2012 para donos de veículos licenciados no Estado de São Paulo começa a vencer nesta quarta-feira, 11. O imposto pode ser parcelado em até três vezes, con vencimentos em janeiro, fevereiro e março, ou ser pago à vista ainda neste mês. Neste caso, o consumidor terá direito a um desconto de 3% sobre o valor total. Em fevereiro, ainda há a oportunidade de pagar o IPVA em uma única parcela, mas sem desconto.

O cronograma de vencimento deste mês, que segue o final da placa do veículo, começa hoje e termina no dia 24. O parcelamento para caminhões é diferente (veja mais na tabela).

Quem atrasar o pagamento terá de pagar uma multa de 0,33% ao dia, limitada a 20%, mais o juro pela taxa Selic do período.

Além do IPVA, o proprietário de veículos tem de pagar o seguro obrigatório, o DPVAT, cujo preço - R$ 101,16 - foi mantido em relação a 2011.

http://economia.estadao.com.br/EN/img/barra/ipva_caminhoes.jpg

Para pagar o imposto, o proprietário deve estar com o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotores) e realizar o recolhimento em um guichê de agência bancária, nos terminais de auto atendimento, pela internet, débito agendado ou demais canais oferecidos pelo banco. Lotéricas e correspondentes bancários também podem ser utilizados.

A frota de veículos no Estado de São Paulo é de 19,6 milhões de veículos. Destes, cerca de 14,87 milhões estão sujeitos ao recolhimento do IPVA.

Leia Também

Últimas Notícias