sexta, 26 de abril de 2024
Tinha 87 anos

Eva Wilma morre de câncer no ovário

Internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, atriz faleceu neste sábado (15)

16 Mai 2021 - 07h38Por Redação São Carlos Agora
A atriz Eva Wilma, sucesso que começou em Mulheres de Areia na TV Tupi - Crédito: divulgaçãoA atriz Eva Wilma, sucesso que começou em Mulheres de Areia na TV Tupi - Crédito: divulgação

A atriz Eva Wilma faleceu neste sábado (15), às 22h08, aos 87 anos, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, após sofrer uma insuficiência respiratória, em consequência de um câncer no ovário.

Internada desde o dia 15 de abril, inicialmente para tratar problemas cardíacos e renais, o câncer acabou sendo descoberto em 7 de maio. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da artista.

ATRIZ, BAILARINA E PREMIADA

Eva nasceu em 1933, em São Paulo, fruto do relacionamento de um alemão e uma portenha judia. Em 2020, a atriz celebrou os 70 anos de carreira. No década de 1950, após brilhar nos palcos como bailaria clássica, ela fez sua estreia como figurante em filmes.

Em 1953, a atriz estrou na TV Tupi, protagonizando novelas e programas .

Versátil, Eva estudou balé clássico e teve aulas de canto e piano na juventude. Aos 19, se aventurou no teatro antes de seguir para a TV Tupi, nos anos 50, onde estrelou a série Alô Doçura, de Cassiano Gabus Mendes. Logo se tornou uma das atrizes mais requisitadas do canal por sua habilidade de interpretar os mais variados papéis, da mocinha até a vilã, talento que lhe garantiu o papel de Rute e Raquel, as gêmeas de Mulheres de Areia, no ar entre 1973 e 74. Fez sucesso também com a primeira versão de A Viagem, ao interpretar a protagonista Dinah, em 1975.

Ela chegou a almejar uma carreira em Hollywood nos anos 60, quando fez um teste para o filme Topázio, de Alfred Hitchcock — papel que ficou com a alemã Karin Dor.

De 1955 a 1976, Eva foi casada com o ator John Herbert, com quem teve dois filhos: Vivien Riefle Buckup, nascida em 1956, e John Herbert Riefle Buckup, nascido em 1958. O segundo casamento foi com o ator e diretor Carlos Zara e durou 23 anos. Além dos filhos, a artista deixa cinco netos. Miguel e Mateus Buckup (filhos de Vivien) e Gabriela, Francisco e Vitorio Buckup (filhos de John Herbert Junior.

 
 

Leia Também

Últimas Notícias